quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jornadas Europeias do Património 2011 - Património e Paisagem Urbana

23, 24 e 25 de Setembro 2011
Vários locais em Portugal, incluindo Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira
Contactos: Carla Lopes - calopes@igespar.pt / Teresa Mourão - tmourao@igespar.pt / Deolinda Folgado - dfolgado@igespar.pt
www.igespar.pt
Entrada Livre

Consulte o Programa aqui


O que são?
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Cada país elabora, anualmente, um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível gratuitamente ao público.
Quem organiza?
O IGESPAR coordena a programação anual das Jornadas Europeias do Património em Portugal e define o tema anual; para isso convida as entidades públicas e privadas a associarem-se à iniciativa através da organização de actividades dirigidas ao público e relacionadas com o tema que é anualmente definido. O IGESPAR, depois de recepcionadas as propostas de actividades procede à divulgação de um programa geral, a nível nacional.
Qual é o tema de 2011?
O tema de 2011 é “PATRIMÓNIO e PAISAGEM URBANA”, pretendendo-se sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, entendida no seu sentido mais amplo. O património e a paisagem urbana são indissociáveis, a partir do momento em que a ideia de paisagem urbana é abrangente e reflecte todos os valores sociais, naturais, culturais, urbanísticos, arquitectónicos e arqueológicos que aí se encontram. O património e a paisagem urbana, nas suas múltiplas manifestações, documentando a história e o desenvolvimento da sociedade, contribuem, decisivamente, para a diferenciação de identidades. As cidades, vilas e aglomerados urbanos são recursos únicos que têm de ser protegidos e valorizados, apesar dos problemas que lhes são inerentes por serem organismos em constante transformação, como a desertificação dos centros históricos e tradicionais e a tendência para a sua descaracterização.
A quem se destinam?
As Jornadas Europeias do Património destinam-se a toda a população; sendo o seu objectivo principal promover a aproximação das pessoas ao património. A diversidade de temas e actividades que são propostos permitem que se associem às Jornadas pessoas de todas as idades e interesses.
Que actividades vão decorrer?
A 23, 24 e 25 de Setembro cerca de 500 entidades públicas e privadas distribuídas por 146 concelhos/localidades, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, irão realizar 590 actividades - cerca de 73 exposições, 70 conferências, 67 ateliers e workshops educativos, 65 espectáculos, 15 concursos de fotografia e 10 lançamentos de livros e 250 visitas guiadas e percursos orientados.

in Igespar

Sem comentários: