segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sapatos portugueses são dos mais caros do mundo

O calçado exportado português é o terceiro mais caro do mundo, com um preço médio de 25,90 dólares. Portugal é o 11º maior exportador mundial de sapatos, com uma quota de 2% do mercado, o que corresponde a mais de 1,2 mil milhões de euros. Os dados são da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS).
Segundo o relatório da APICCAPS, a produção mundial de calçado ultrapassa, pela primeira vez, os 20 mil milhões de pares. Desta produção, a China é protagonista, assegurando 62,4% do número total.
As exportações de calçado, a nível mundial, chegaram aos 13 mil milhões de pares no valor de 85 mil milhões de dólares, o que representou em 2010 um acréscimo de 12% relativamente ao ano anterior, com a China a liderar em quantidade, mais uma vez.
No top 15 das exportações em valor surgem 9 países europeus, como Itália, Espanha e Portugal, que ocupa o 11º lugar. No segmento de calçado de couro, por exemplo, estes três países assumem uma quota de 23% de todo o calçado exportado a nível mundial.
A Europa também se destaca ao nível do preço médio do calçado exportado. Os três primeiros lugares são a Itália (39,51 dólares), a França (28,31 dólares) e Portugal (25,90 dólares). A China, por outro lado, aparece no fim da tabela, com um preço médio de exportação de 3,39 dólares.
Este relatório apresentado pela APICCAPS, World Footwear Yearbook, é inédito à escala planetária, analisando grandes movimentos da fileira do calçado a nível mundial, tanto em quantidade como em valor, e a evolução dos principais “players” mundiais neste setor
Esta é a primeira edição do World Footwear Yearbook, elaborado em conjunto com a Universidade Católica. O estudo está a ser distribuído mundialmente.



in Boas Notícias

Sem comentários: