terça-feira, 20 de março de 2012

Flora On - Portal Interactivo sobre a Flora de Portugal

http://flora-on.pt
Sociedade Portuguesa de Botânica
 
O Projecto FLORA-ON
O Flora-On é um portal onde se pretende sistematizar informação fotográfica, geográfica, morfológica e ecológica de todas as espécies de plantas vasculares autóctones ou naturalizadas (1) listadas para a flora de Portugal (Continente, Açores (2) e Madeira (2)).
O portal funciona de modo dinâmico e interactivo e pretende tornar intuitiva e simples a procura de informação e a identificação de espécies de plantas da flora portuguesa.
O projecto foi lançado ao público no dia 25 de Fevereiro de 2012 e estará em permanente actualização, tanto no que respeita à adição de novos dados, como de novas funcionalidades. Enquanto projecto em desenvolvimento, poderá conter “bugs” de programação e falhas na informação, que serão gradualmente corrigidas.
(1) não contempla informação sobre espécies ornamentais ou cultivadas
(2) ainda em desenvolvimento

O Flora-On é um projecto coordenado pela Sociedade Portuguesa de Botânica (SPBotânica) e está a ser desenvolvido com base no trabalho voluntário de vários botânicos e investigadores.
O Flora-On foi concebido de forma a facultar ao público especializado e não especializado o acesso gratuito, simples e intuitivo à informação científica das plantas que ocorrem em Portugal.
O projecto visa criar laços de colaboração com um maior número de botânicos, investigadores e instituições científicas, apelando sobretudo à disponibilização de registos fotográficos e geográficos das espécies vegetais, com o objectivo de construir um Atlas actual e rigoroso da flora de Portugal. As fotografias do portal Flora-On são disponibilizadas pelos seus autores e pela Sociedade Portuguesa de Botânica sob a licença 'Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada', podendo ser usadas para fins não comerciais sem necessidade de autorização, desde que seja mantida a referência ao autor.

Informação Técnica
A taxonomia e a nomenclatura das espécies (e taxa infraspecíficos) das plantas vasculares listadas no Flora-On correspondem às adoptadas na Checklist da Flora de Portugal (2010), projecto coordenado pela Associação Lusitana de Fitossociologia (ALFA).
Para as categorias taxonómicas superiores ao género (ordens e famílias), a classificação taxonómica adoptada no Flora-On é a proposta pelo Angiosperm Phylogeny Group III (2009) para as angiospérmicas (plantas com flor); por Christenhusz et al. (2011) para as gimnospérmicas; e por Smith et al. (2006) para os pteridófitos (fetos).
Nota: As espécies assinaladas a laranja na lista taxonómica do Flora-On não têm ainda informação disponível. As espécies assinaladas a cinzento correspondem a espécies cujo nome ou posição taxonómica sofreu alteração recente e que não está de acordo com a nomenclatura e a taxonomia actuais.
A informação relativa aos caracteres morfológicos de cada taxon baseia-se na descrição morfológica contida na Flora Ibérica (Castroviejo et al., 1986-2012), na Nova Flora de Portugal (Franco, 1971, 1984; Franco e Afonso, 1994, 1998, 2003), e em observações de campo.
Nos mapas associados a cada taxon, a distribuição geográfica apresentada encontra-se incompleta. Novas quadrículas serão automaticamente adicionadas à medida que os colaboradores forem introduzindo novos registos de ocorrência dos taxa.

in Flora On

Sem comentários: