quinta-feira, 29 de novembro de 2012

De comboio à feira de Espinho

Venha ver uma das mais animadas e pitorescas feiras de Portugal. É em Espinho, todas as segundas-feiras, desde o nascer do sol ao princípio da tarde.
É uma das maiores feiras de Portugal, onde encontra tudo, desde fruta e hortaliças a roupa, desde ferramentas a atoalhados e lençóis. A Linha do Norte está mesmo ali ao lado e, da estação ao recinto da feira, são dez minutos a pé.
Espinho, animada cidade costeira, tem serviço ferroviário Alfa Pendular, Intercidades, Regional e Urbano. Há mil e uma maneiras diferentes de aqui chegar de comboio para apreciar a feira grande semanal. É todas as segundas-feiras e a viagem vale bem a pena, até porque a proximidade e frequência dos comboios afastam os problemas de estacionamento e engarrafamentos.

A pé, pelo areal
Sabia que, se tiver boas pernas e o tempo ajudar, pode fazer uma esplêndida caminhada desde o centro de Espinho até ao Cabedelo, Cais de Gaia e Ribeira do Porto? Há uma ecopista de 12 km que percorre todo o litoral até à foz do Douro, existindo daí para Gaia novo passeio ribeirinho, praticável, tal como o anterior, a pé ou de bicicleta. É a oportunidade para um percurso retemperador, com a vantagem de, caso se canse, ter a Linha do Norte mesmo ali ao lado. As estações de Granja, Aguda e Miramar/Senhor da Pedra estão a cinco minutos a pé da ecopista.
Chegar a Espinho é sempre uma surpresa. É o longo passeio ribeirinho com as ondas a rebentar logo abaixo. É a estrutura geométrica do centro da cidade, com casas baixas, quarteirões ortogonais e uma toponímia inesperada: as ruas não têm nomes de figuras ilustres mas apenas números, como em Nova Iorque. E, por fim mas não menos importante, a grande feira semanal.
Realiza-se todas as segundas-feiras num vasto terreiro entre a Rua 24 (que coincide com o traçado da N109 através da cidade) e os quarteirões da orla marítima. Agora que a Linha do Norte foi enterrada e que os comboios passam em túnel sob esta avenida, ficou ainda mais espaço para os feirantes e visitantes poderem desfrutar o dia.
Há quem venha de muito longe, até de Lisboa, nos primeiros comboios da manhã. Se há coisa pela qual esta feira é famosa, é pela sua oferta de roupa interior, sobretudo feminina. Sem exagero, é mais de um hectare de um interminável estendal de lingerie para todos os gostos e idades.
Depois, há os saldos de coleções antigas, vindas das fábricas têxteis do Norte, os atoalhados e – outra grande especialidade desta feira – os lençóis, cobertores, almofadas e afins, aqui jocosamente designados como «jogos de cama».
Simplificando a planta da feira, quanto mais se caminhar para sul (portanto, na direção oposta à estação) mais se penetra no reino da roupa interior. Os atoalhados e cobertores ficam ao centro e, para norte, a caminho da estação e do Centro Multimeios, fica a zona das ferramentas, dos animais de capoeira, do pão e das hortaliças.
A animação começa logo de madrugada e prolonga-se até ao começo da tarde, começando o levantar das tendas a partir das 14.30 (até mais cedo, se o tempo estiver frio ou chuvoso). Escusado será dizer que vale a pena aproveitar a vinda aqui para passear pelo paredão, tomar uma bebida numa esplanada e, sobretudo, provar o afamado peixe grelhado e marisco desta costa.

in CP – Comboios de Portugal

Sem comentários: