quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Árvores de fruto que se dão bem nos jardins portugueses

O jardim português tradicional é um jardim de perfumes e de frutos e nada como o bom sabor da fruta nacional para o comprovar.
O nosso clima permite a produção de frutos durante todo o ano em quase todo o país, desde que as árvores sejam bem escolhidas, plantadas e mantidas e, depois, regadas nas zonas de clima mediterrânico.
Estas são as espécies mais recomendadas para os pomares e para os campos de cultivo portugueses:

Romãzeiras
Esta árvore dá frutos excelentes para a saúde, bons e decorativos. Pode ser podada em sebe, tem poucas doenças, uma grande escolha de variedades (sem dúvida cerca de 2000 em todo o mundo).

Figueiras
Bonita árvore, fruto extraordinário para a saúde, centenas de variedades. Os seus inimigos são a chuva, as vespas e as aves.

Amendoeiras e damasqueiros
O damasco precoce evita a mosca mediterrânica e é um bom fruto para comer na árvore. Deliciosos quando amadurecidos no ponto. A amendoeira produz um fruto excelente para a saúde mas não suporta solos ácidos se não for enxertada em ameixeira. Raramente é auto fecundo, é necessário plantar várias árvores. As ameixeiras são fáceis, bons frutos, suscetíveis a poucas ou nenhumas doenças mas são frutos de verão que devem ser protegidos dos pássaros e dos insetos, entre outras pragas.

Macieiras
Este grupo de árvores produz os seus frutos quando as noites atingem temperaturas médias superiores a 14º C, quando a mosca mediterrânica (Ceratitis capitata) está ativa. A colocação maciça de armadilhas com atrativo alimentar é a melhor solução. Para jardins pequenos ou terraços uma solução fácil e saudável é a colocação das maçãs em sacos de fruta. A macieira poda-se bem, é decorativa, o número de variedades é imenso. As variedades em coluna para varandas e terraços, sem poda necessária e podendo ser cultivadas em vaso, são resistentes e muito felizes em micro jardins. O nosso clima permite a produção dos melhores marmelos da europa.

Amoreiras
A amoreira-da-china, de frutos brancos ou negros (Morus alba) é um dos melhores frutos para a saúde. Fácil de produzir e conservar seco, chega muito cedo na estação, um excelente fruto de primavera.

Diospireiros ou caquizeiros
De fácil cultivo, árvore soberba em novembro, coberta de frutos e sem folhas. Mas a árvore é suja, os frutos caídos atraem as formigas. A vantagem é produzir um fruto tardio.

Nespereiras
As nespereiras frutificam cedo mas não gostam de demasiado frio nos meses de janeiro e fevereiro. É necessário podar a árvore para a tornar acessível. As variedades com qualidade não são muitas.

Oliveiras
A oliveira é incrivelmente resistente e decorativa podendo também ser cultivada em vaso.
Para eliminar a mosca da azeitona colocar garrafas com orifícios de 5mm e uma solução de fosfato de amoníaco de 50g/l.
Para preparar as suas azeitonas, mergulhar durante 4 a 7 horas, dependendo do tamanho, numa solução de soda cáustica a 3% (30g/l), enxaguar 3 vezes por dia durante 5 dias e as suas azeitonas estão prontas a irem para a salmoura ou para o azeite.

Feijoas
A feijoa é uma boa árvore de fruto de outono, decorativa, azul e cinzenta, aceita e gosta de ser podada para fazer sebes. Deve ser bem regada no verão.

Limoeiros e laranjeiras
Um mundo à parte. Os frutos mais fabulosos. Não gostam de frio e precisam de ser regados regularmente no verão. Indispensáveis à nossa saúde no inverno, generosos, perfumados na primavera, frutos fáceis de conservar e de transportar. São árvores extremamente bonitas. Se não tem espaço para uma árvore, coloque um citrino. É um mundo de diversidade de gosto largamente desconhecido. Portugal tem um lugar importante na história dos citrinos e ainda nos falta descobrir variedades em Itália e na Ásia, especialmente no Japão. As laranjas são os frutos mais produzidos do mundo e também os mais interessantes.

J.P. Brigand in Sapo Mulher

Sem comentários: