Esta é uma oportunidade única de aceder a locais (visitar os faróis por exemplo) ou conhecer/descobrir novas coisas, desde a astronomia, geologia, engenharia, biologia.
O acesso é gratuito, basta fazer a respectiva inscrição.
Poderá consultar o programa com várias actividades no seu Concelho ou em outro que queira, e as respectivas datas (de 1 de Agosto a 30 de Setembro), através do site - www.cienciaviva.pt/veraocv/ ou pelo telf. - Nº azul 808 200 205.
O interesse e a adesão, por parte do público, entidades e outros, têm superado todas as expectativas, de ano para ano, sendo um bom exemplo do melhor que podemos fazer em prol da Ciência e de nós mesmos!
Participe, leve a família, amigos ou vá sozinho, mas participe e verá que para o ano vai querer voltar (uma vez que são tantos eventos que não vai conseguir participar em todos).
E divulgue, porque este evento merece assim como os seus organizadores.
Ciência Viva no Verão
Vá de férias com a Ciência
1800 acções de divulgação científica em todo o país
"Caros Amigos,
Pelo décimo ano consecutivo, de 1 de Agosto a 30 de Setembro, poderá partir à descoberta da Ciência durante as férias de Verão. Na praia, no campo ou na cidade, especialistas de universidades, centros de investigação, escolas e associações científicas organizam acções de divulgação científica de acesso gratuito para toda a população.
Espreitar por um telescópio para observar as estrelas, as galáxias ou os planetas, é uma oportunidade que a Astronomia no Verão nos tem vindo a assegurar nos últimos 10 anos.
Que rochas guardam as nossas reservas de água? E como se processou o abastecimento de água a cidades como Lisboa e Porto ao longo do tempo? Dos subterrâneos do Porto às mais antigas fontes de Alfama, os especialistas estão lá para lhe explicar. Na Geologia no Verão poderá ainda acompanhar os geólogos em passeios de autocarro, bicicleta e até de canoa para melhor conhecer os acontecimentos que, há milhões de anos, condicionaram a nossa paisagem.
Descobrir como os sobreiros ajudam a combater a desertificação ou monitorizar a actividade da vegetação das dunas pela noite dentro, são algumas das iniciativas em que poderá participar na Biologia no Verão. Mas se quiser conhecer os animais que habitam estuários, praias ou montes, acompanhe os biólogos a uma saída de campo para observar golfinhos, aves, borboletas e até lobos.
Na Engenharia no Verão, poderá este ano ver de perto o início da nova ponte para a travessia do Tejo, entre o Carregado e Benavente, que deverá estar terminada em 2007. Mas poderá continuar a visitar barragens, a saber como se processa o tratamento de águas ou de resíduos, como se monitoriza o tráfego, que tipo de antenas emitem o sinal de televisão que vemos todos os dias, ou para que serve o cabo submarino amarrado em Sesimbra.
Na Ciência Viva com os Faróis, os especialistas da Marinha partilham consigo os seus conhecimentos de engenharia, navegação e história. Ao final do dia, aproveite o entardecer e vá até à costa visitar um farol.
A maioria das acções necessita de inscrição prévia. O acesso é gratuito.
Programação completa em: www.cienciaviva.pt/veraocv/
Para mais informações: Nº azul 808 200 205
Participe!"
in Newsletter Ciência Viva - 1 de Agosto 2006
Sem comentários:
Enviar um comentário