quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Como roubar um carro (e como se defender dos roubos)

"Nos Estados Unidos, saem listas todos os anos com os carros mais roubados e, com elas, quais os passos que podemos dar para deter os ladrões. No entanto, continua a ser roubado um carro a cada 24 segundos nos Estados Unidos, de acordo com o Instituto de Informação de Seguros. O roubo de automóveis continua a aumentar apesar dessas listas e apesar das novas tecnologias anti-roubo que aparecem com cada novo modelo no mercado.
Que mais podemos fazer além de não comprar os modelos mais roubados e de equipar o nosso carro com equipamentos de protecção anti-roubo? Vamos-lhe dar a oportunidade única de olhar para a mente de um ladrão de automóveis e aprender como é que ele rouba. Com a ajuda de polícias especialistas em roubo de automóveis e profissionais, compilámos uma lista com algumas das formas usadas pelos ladrões para roubar veículos, seguidas de sugestões de como se proteger contra elas.
Não temos intenção de dar informações novas às pessoas erradas e simplesmente queremos ensinar alguma coisa aos bons. Não revelamos nada que os ladrões de automóveis não saibam já e deixámos de parte pormenores específicos, evitando tornar este texto um "faça você mesmo". Conhecer os truques dos ladrões de automóveis vai dar-lhe a motivação necessária para defender o seu veículo.
1. Encostar-se ao carro para ver se tem alarme.Como qualquer coisa, desde uma moto barulhenta a um camião a fazer a recolha do lixo, pode fazer disparar um alarme, as pessoas habituaram-se a não ligar quando ouvem esse tipo de som. Em vez de instalar um alarme com sensor de movimento, use um que tenha um pager associado, que o notifique assim que o alarme é activado.
2. Partir o vidro ou forçar a fechadura para abrir um carro fechado.Não lhes dê tentações. Esconda os objectos valiosos, não os deixe à vista. Leve-os consigo para a loja ou arrume-os no porta-bagagens antes de entrar no carro. Se tem rádio com painel amovível, leve-o consigo em vez de o arrumar no porta-luvas.
3. Cortar o volante se estiver preso com uma tranca de segurança.Em vez de trancar apenas o volante, "tranque" a capacidade de ligar o carro, usando um botão de ignição num local apenas conhecido pelo proprietário do veículo.
4. Procurar fios expostos que possam ser cortados ou a unidade central do alarme, para o desactivar.Em vez de se dirigir ao instalador mais barato, vá a um instalador profissional de alarmes de automóveis quando instalar o seu, de preferência um que conheça alguns "truques". Estes especialistas sabem tornar o seu carro numa armadilha para os ladrões.
5. Procurar algum descritivo do alarme para saber como eliminá-lo.Nunca tenha autocolantes no carro, que anunciem o tipo de alarme instalado, ou que sistema áudio tem. Pense na hipótese de ter o cabo de ligação sob o capô, para que o ladrão não consiga chegar à bateria ou ao mecanismo do alarme do carro.
6. Entrar num carro ligado sem ninguém dentro, enquanto o dono está no Multibanco, a entregar um vídeo, etc.Nunca deixe as chaves na ignição, mesmo para fazer uma tarefa muito rápida. O roubo de carros é um crime de oportunidade, por isso não facilite a vida aos ladrões.
7. Procurar os documentos do carro, incluindo o registo de propriedade, livrete, ou qualquer documento que tenha a morada da casa do proprietário.Mantenha os documentos do carro consigo, incluindo o comprovativo do seguro e nunca deixe informação pessoal no carro.
8. Vigiar eventos desportivos, cinemas e parques de estacionamento de centros comerciais, porque é aí que se encontra a maior variedade de carros num só local.Sempre que possível, estacione em parques vigiados. Se não for possível, então estacione no canto mais escondido e distante do parque, mas suficientemente perto da entrada para assegurar muito tráfego de pessoas a pé (testemunhas, portanto). Prefira pagar alguma coisa pelo estacionamento vigiado, em vez de estacionar nas ruas traseiras, com menos tráfego e mais sujeitas a assaltos.
9. Encontrar as segundas chaves, que o dono escondeu no carro.Não deixe as chaves extra no carro, mesmo que seja num esconderijo muito bom. Os ladrões conhecem os cantos todos.
10. Copiar informação específica do veículo e levá-la ao fabricante para mandar fazer umas chaves novas.Em vez de marcar várias partes do carro com o número de identificação, o que não desencoraja muitos ladrões e pode até ajudar, deixe cair o seu cartão profissional dentro das portas, através da ranhura das janelas, de forma a identificar o carro como seu.
Apesar do roubo de carros ser um crime de oportunidade, se um ladrão quiser mesmo roubar o seu carro, ele fa-lo-á, independentemente de trancas de volante ou alarmes. Mas com os conhecimentos que lhe passámos, pode atrasá-lo no processo, tornando o seu carro um inconveniente e, se tudo correr bem, desencorajando-o na tentativa de roubo. Proteger o seu carro com tecnologia anti-roubo, principalmente se for dos carros mais "fáceis de roubar", é um bom princípio. Mas, como com qualquer outra coisa a que dê valor, a protecção mais importante é a atitude proactiva em relação à segurança que pode assumir quando o deixa sem vigilância."
Adaptado de edmunds.com

In site: http://www.fastaccess.pt/cgi/cgi-bin/newslettermail_artigo.asp?artigoID=%7B5AF501CA%2DC75D%2D4A10%2DB4D4%2DD332B1728430%7D

Sem comentários: