terça-feira, 19 de setembro de 2006

Água um filme lindíssimo sobre a condição das viúvas na Índia.
A não perder num cinema perto de si!

"A Amnistia Internacional Portugal recomenda este filme:

ÁGUA de DEEPA MEHTA
Canadá / Índia, 114 min., 2005
com Lisa Ray, John Abraham e Seema Biswas
Site oficial: http://www2.foxsearchlight.com/water/

12-09-2006
O último dos filmes da "trilogia dos elementos" de Deepa Mehta chega a Portugal.
Chunyia, de oito anos, não é apenas casada mas viúva. Na Índia dos anos 30, as viúvas estão condenadas a viver o resto das suas vidas isoladas em lares de caridade, são evitadas pelo resto das pessoas por serem encaradas como corrompidas, e proibidas de voltar a casar.
Chunyia é enviada para uma destas instituições para lá passar o resto da sua vida. Aí conhece Kalyani, uma outra jovem viúva lindíssima, que quebra as regras ao apaixonar-se por um jovem educado que, estando também apaixonado por ela, está preparado para dar uma reviravolta nas sentenças da tradição.
Infelizmente, as mulheres da instituição estão completamente falidas e a mais velha das viúvas tem andado secretamente a prostituir a sua residente mais atractiva, Kalyani, a um homem endinheirado da zona. Quando Kalyani parte, a velha viúva tem de substituir a sua fonte de rendimento.
No entanto, a política de Ghandi está a varrer a nação. As pessoas estão a questionar as interpretações religiosas que minam o progresso social e os direitos das mulheres. Até a pequena Chunyia é apanhada nos ventos de mudança.
Embora menos comum, instituições como esta ainda hoje existem na Índia. Inicialmente, o filme era para ser filmado no país mas os fundamentalistas hindus criaram motins, pegaram fogo aos cenários e emitiram ameaças de morte à realizadora Deepa Mehta, obrigando ao cancelamento das filmagens, que tiveram de continuar no Sri Lanka.
Esta película aborda uma questão premente dos direitos das mulheres na Índia e a Amnistia Internacional Portugal associa-se ao lançamento de WATER."

In site: http://www.amnistia-internacional.pt/index.php?nid=46

Sem comentários: