segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Ajuda preciosa para grávidas e futuras mamãs

"Durante a gravidez e desde que o Gaspar nasceu tenho engolido muitos conselhos dados pela minha amiga Selma. Quero partilhar algumas dicas preciosas que me têm ajudado muito a mim e a ele.
As couves:
Para quem está a amamentar e em especial no início, com a subida do leite, por vezes fica-se com muitas dores no peito. Se, no fim de cada mamada, colocarmos uma couve (depois de lavada e guardada no frigorifico) no peito e a prendermos com o soutien o alívio é quase imediato. A couve, que pode ser lombarda ou portuguesa, desde que tenha a folha verde, ajuda a controlar e a estabilizar a produção de leite. Porquê? Não sei se é devido ao cálcio porque todos os vegetais de folha verde são ricos em cálcio. Não sei. Se calhar estou a dizer uma grande barbaridade. O que sei é que ajuda mesmo.
Gengibre:
Depois do passeio a Sintra fiquei constipada e com dores de garganta. Normalmente como não gosto de tomar medicamentos, quando estou neste estado ou com febre faço um chá bem forte de gengibre e vou bebendo durante o dia. Como? Cortar um pedaço da raiz do gengibre às rodelas e colocar num litro de água. Deixar ferver pelo menos 10 minutos. Beber quente e se gostar acrescentar uma colher de mel.
Limão:
Durante a gravidez fiquei com herpes labial. Como não podia usar qualquer medicamento para combater esta chatice, recomendaram-me que pusesse limão. Cortei um limão ao meio e fui esfregando o limão no herpes. Uma maravilha! Secou muito rápido :)
Caneca com chá de funcho:
O chá de funcho é bom para as cólicas e para os gases. Desde que comecei a beber 5 canecas por dia que o Gaspar tem dormido melhor, com menos cólicas."

In blog: http://papeisportodolado.blogspot.com/2007/02/ajudas-preciosas.html

Sem comentários: