domingo, 22 de abril de 2007

Com um mês e 3 dias de contador, tenho um registo de mil e tal visitas! Estou deveras espantada, nunca pensei que tantas pessoas gostassem de ler o que diariamente partilho.
Muito obrigado pela atenção!
Hoje é o Dia da Terra - Earth Day - e como a preocupação e o cuidado que devemos ter com Ela é cada vez maior e urgente, deixo o site oficial da iniciativa para mais informações: www.earthday.net .

Bolos da Clarisse

Ingredientes
1,250g de farinha de trigo para bolos (já com fermento)
250g de farinha de milho
700 grs de açúcar amarelo
40g de erva doce
100g de margarina (utilizei manteiga vegetal - menos gordura, mais saudável)
30g de canela
1 dl de azeite suave
1,5 dl de óleo de milho ou girassol (mais suave)
2 colheres de mel
raspa da casca de 3 limões
1 limão
1 pau de canela
sal
água
Gema de ovo
Preparação
Num recipiente, misturam-se (com as mãos) as farinhas, o açúcar, a canela e a erva doce. Depois de bem misturadas, junta-se o mel (coloque o mel e não misture, fará depois quando deitar o óleo/azeite/manteiga).
Leva-se ao lume, até ferver, o óleo, o azeite, a margarina e um pouco de sal. Escalda-se as farinhas com esta mistura e mexe-se bem (abra um buraco ao meio das farinhas e deite a mistura e vá colocando a farinha por cima e mexendo com as mãos - tenha cuidado por forma a não queimar-se com o líquido). Depois de bem misturado (utilize as mãos como se tivesse a mexer em areia e vá misturando bem). A seguir, coloca-se a raspa dos limões e mistura bem (sempre com as mãos).
As broas são amassadas com água de limão e canela. Leva-se um recipiente ao lume, com 2 copos de água, a casca de 1 limão e 1 pau de canela, quando ferver retira-se (deve tirar as cascas de limão e o pau de canela, depois de ferver, para não cairem na massa sem querer). É com esta água que se amassam as broas (amasse bem, dando murros com os nós dos dedos, virando a massa e batendo com ela no fundo do alguidar ou na bancada onde está a massar).
Atenção - A água deve ser colocada aos poucos e não será necessária toda. Só deve deitar até conseguir uma massa homogénia (caso fique muito líquida, junte um pouco mais de farinha de trigo para bolos), mas tenha cuidado de colocar um pouco de cada vez e amassar bem até sentir que os ingredientes ficam bem unificados.
Pré-aqueça o forno, acender o forno 15-20 minutos antes de colocar a massa.
Com a massa fazem-se bolinhas (mais ou menos, a medida de uma colher de sopa bem cheia e tenha o cuidado de as separar umas das outras, pois irão crescer ), que são pinceladas com gema de ovo e vão ao forno, num tabuleiro untado de margarina e polvilhado com farinha, até cozer (180-190ºC), mais ou menos 40 minutos, mas faça o teste do palito para ver se está cozido (temos de ter algum cuidado com o tempo e temperatura indicada nas receitas, pois varia consoante o tipo de forno).
As receitas originais por vezes são simples porque se destinam a pessoas que já estão muito habituadas à culinária. Como sou amadora e preciso sempre de saber quase tudo ao pormenor, quando faço os doces, tenho o cuidado de registar as diferenças, os truques, as sugestões/conselhos. Por isso, tento descrever ao máximo as indicações, pois são os pequenos truques/dicas que fazem a diferença. Continuo a dizer que o amassar é uma arte, se não conseguir bem as primeiras vezes, não desista. Peça ajuda/conselho aos mais velhos e continue a praticar, vai ver que depressa irá conseguir ter uma "excelente mão para amassar".
Fiz algumas alterações da receita original.

In blogue: http://cincoquartosdelaranja.blogspot.com/

2 comentários:

miquinhas e cia disse...

Olá Maria Lua, ou será Maria Pudim? Nã, prefiro Maria Lua, só para contrariar as teimosias das novas tecnologias...
Obrigada pela visita e pelo elogio. Sabe sempre bem ouvi-los (lê-los) e incentivam-nos a continuar.
Gostei do teu blog, a reunião num só sitio de vários links culturais e não só é uma grande vantagem. Por isso, este blog já faz parte dos meus favoritos com uma referência de "a visitar todos os dias".
Beijinhos e boa semana

Maria Lua disse...

Obrigado também pela visita e respectiva referência!
E tens razão, é Maria Lua mesmo.
:)