sexta-feira, 20 de abril de 2007

Um Silêncio Interior: os retratos de Henri Cartier-Bresson
Fórum Eugénio de Almeida - Évora
Todos os dias, das 09h30 às 18h30.
Entrada Gratuita
Até 29 de Julho 2007


"Os retratos que Henri Cartier-Bresson tirou não mostram só rostos. Mostram, na maior parte dos casos, o que está para lá da expressão, da ruga, do espelho dos olhos. Mostram, paradoxalmente, traços invisíveis como o da personalidade, do espírito ou o do silêncio onde se movem as emoções mais profundas. Le Silence intérieur d'une victime consentante foi a exposição escolhida para inaugurar, no início do ano passado, as salas da Fundação Henri Cartier-Bresson, em Paris. A Fundação Eugénio de Almeida traz agora essa exposição para Évora.
Depois de anos a fio a fotografar guerras e os mais importantes acontecimentos sociais ao serviço agência que ajudou ao fundar, a Magnum, Cartier-Bresson abandonou a reportagem no final dos anos 60. O desejo era regressar ao seu primeiro amor, o desenho, mas a máquina fotográfica nunca saiu das suas mãos, sobretudo para fazer retrato, um dos géneros que mais apreciava.
Agnès Sire, directora da Fundação Henri Cartier-Bresson e comissária da exposição, escreve no catálogo: "(...) pareceu-nos que, ao expormos estes encontros, não estávamos a prestar, mais uma vez, uma homenagem ao talento do fotógrafo, mas também, e acima de tudo, a iluminar inúmeras parcelas do seu ser (...). Porque o olhar dos retratos é, em primeiro lugar, o seu olhar, suspenso no fio que o liga aos outros."

Visitas guiadas
De seg. a sex. feira, para grupos, mediante marcação prévia
Ateliers didácticos
De seg. a sex. feira, para alunos do ensino pré-primária, 1º, 2º e 3º ciclos e secundário, mediante marcação prévia
Programa para as famílias
Sáb. e Dom., às 11h00
Qua., às 15h00
Actividades para crianças dos 6 aos 10 anos acompanhadas por um adulto
Duração: 1h30
Inscrição: 1 euro por pessoa

In blog: http://blogs.publico.pt/artephotographica/

3 comentários:

a disse...

ola... gostei muito do teu blog.
PARABENS
bom fds....

Maria Lua disse...

António, muito obrigado pela visita e pelo elogio.
Eu também gosto muito, muito dos teus lindos galos!
Bom final de semana para ti também.
:)

a disse...

ola....como sabes o galo vai aos CTT..hum...se gostares do selo...hum vota sim??? vamos todos por um lindo selo a viajar por portugal..
bom fds