quarta-feira, 2 de maio de 2007

Poupanças Domésticas - Energia eléctrica
Iluminação

"Algumas sugestões de gestos simples e pequenas ideias para uma gestão doméstica mais económica e sustentável.

- As lâmpadas “clássicas” ou incandescentes são o sistema de iluminação mais ineficaz. Na realidade só 5% da energia eléctrica é transformada em luz, o resto transforma-se em calor.

- As lâmpadas incandescentes de halogéneo vieram colmatar algumas das ineficiências das lâmpadas clássicas. Apesar de também terem consumos elevados, têm uma grande vantagem na qualidade da luz, muito próxima da iluminação natural.

- As lâmpadas fluorescentes apresentam uma elevada eficiência. São mais conhecidas as lâmpadas tubulares, muito utilizadas em cozinhas.

- Mais recentemente surgiram as lâmpadas fluorescentes compactas, também conhecidas como lâmpadas “economizadoras”, que permitem formatos e tamanhos mais variados que as tubulares. Este sistema de iluminação permite reduzir o consumo em relação a uma lâmpada clássica em cerca de 5 vezes, com uma durabilidade muito superior (cerca de 15.000 horas).
Todas as lâmpadas economizadoras têm o maior consumo no período de arranque e no período imediatamente a seguir (até atingirem a luminosidade máxima). Por essa razão estas lâmpadas devem ser utilizadas em espaços de grande permanência, como a cozinha, quartos ou salas. Por outro lado não são as lâmpadas mais apropriadas para espaços de curta permanência, como casas de banho, corredores e zonas de passagem ou para a utilização com sensores de movimento.
As zonas de passagem são normalmente as melhores candidatas à colocação de sensores de movimento, principalmente em casas maiores, em que é fácil esquecer luzes acesas para trás."

In Newsletter PlanetaCAD, n.º 63 - 4.2007

Sem comentários: