quarta-feira, 17 de outubro de 2007

As Romãs

"A Romã é símbolo de fertilidade na sua terra natal (Israel) e é também sinal de riqueza e prosperidade.
Em Portugal a tradição manda que esteja presente na mesa no Dia de Reis.
Segundo algumas histórias nacionais, neste dia deve guardar-se alguns bagos no porta-moedas para que o dinheiro não falte no resto do ano.
Este fruto é também um poderoso aliado da saúde. Boa fonte de potássio, de vitamina C e fibras, a romã é rica em propriedades antioxidantes, o que a torna útil no combate a doenças cardíacas e envelhecimento.
Segundo estudos recentes, o seu sumo possui duas a três vezes a capacidade antioxidante de iguais quantidades de vinho tinto ou chá verde, sendo por isso indicado nos problemas cardíacos.
Utilizada simples ou com açúcar, a romã, que aparece nos pomares nacionais no Outono, pode ser usada em vários pratos culinários. Nas carnes é muito usada nos assados, quer como recheio quer como acompanhamento.
Nas sobremesas liga especialmente bem com doces em que seja usado licor.
O sumo é outra das especialidades da romã, também muito apreciada simples ou para preparar geleias ou molhos para apurar o sabor de alguns bolos e até da maçã assada.
Aliviar Problemas de Garganta
A casca da romã é um poderoso remédio para as infecções da garganta.
Basta para isso ferver a casca de um desses frutos em água e utilizá-la, fria, para gargarejo.
O resultado é garantido!"

(Fonte: TV Mais)
In blogue Bruxinha do Lar

2 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

Ainda que de forma indirecta, também é benéfica para a vista, pois uma romãzeira em flor é algo de extremamente bonito...

Maria Lua disse...

E é mesmo, Paulo.
Obrigado pela visita.
:-)