domingo, 11 de novembro de 2007

As imagens da semana

O 2º passeio realizou-se este domingo com o objectivo de festejar o S. Martinho e fazer o Magusto.
Mas quem é o S. Martinho e o que é o Magusto?
"Diz a lenda que Martinho, nascido na Hungria em 316, era um soldado. Era filho de um soldado romano. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protector dos soldados. Aos 15 anos vai para Pavia (Itália). Em França abraçou a vida sacerdotal, sendo famoso como pregador. Foi bispo de Tous.
Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola.
Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão.
Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos decepciona. Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o Magusto, que faz parte das tradições do nosso país.
Mais tarde terá tido uma visão de Jesus e decidiu dedicar-se à religião cristã. Faleceu a 8 de Novembro de 397 em Tours.
O Magusto é uma festa popular, as formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais. Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam as castanhas para comer, bebe-se a jeropiga, água-pé ou vinho novo, fazem-se brincadeiras, as pessoas enfarruscam-se com as cinzas, cantam-se cantigas. O magusto realiza-se em datas festivas: no dia de São Simão, no dia de Todos-os-Santos ou no dia São Martinho. Inúmeras celebrações ocorrem não só por Portugal inteiro mas também na Galiza e nas Astúrias."

In site C. M. Mirandela

Hoje, apareceram mais pessoas do que na última vez...

De todas as idades...

E começamos a subida, sempre com as crianças na frente!

As amigas árvores sorriem à nossa passagem...

Alguém, há muito, muito tempo, viveu aqui. E abria a janela para ver quem passava...

Quase tudo se mantém inalterado, provavelmente à espera dos antigos donos...

Pedra por pedra, tudo feito à mão...

A paisagem vai colorindo o coração...

Um caminho diferente, mas mais difícil...

Uns "puxam" pelos outros e nenhum fica para trás...
Pelo percurso passamos pela antiga casa que foi da minha bisavó e onde nasceu a minha avó (e todos os seus irmãos), que casou e foi morar para outra aldeia...

São estas as minhas raízes...
Agora, está cercada e serve de casa para ovelhas e galinhas.
Se tivesse dinheiro e se o dono vendesse, comprava-a para mim!
Ela esteve sempre ali, é enorme e linda, linda!

O Homem do lume prepara-se para assar as castanhas...

Os restantes partilham o que trouxeram e preparam a barriga...

Só coisas saborosas para o Magusto...

A vida assim é mais bonita e dá conforto a quem acredita "nesta terra e nesta boa gente".

A surpresa que fez-me "rebentar" de orgulho:
por hábito, recolho algum lixo (principalmente garrafas de vidro, objectos de plástico e latas) quando vou passear (é um pequenino gesto, eu sei...), que depois separo e mando para a reciclagem.
No último passeio, enchi um saco e todos comentaram o facto de andar a apanhar lixo (crazy woman!)...
Pois bem, desta vez não estive sozinha! A Sofia e mais duas amigas, combinaram, na semana passada, cada uma trazer o seu saco e fazer o mesmo que eu!
Digam lá, se isto não é para chorar de alegria?
Faz-me lembrar um vídeo que vi há pouco tempo e que sempre, mas sempre acreditei ser verdade/realidade:

Sem comentários: