sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Farol Museu de Santa Marta
De 3ª feira a domingo das 10h às 18h00

"Com projecto de arquitectura da autoria de Francisco Aires Mateus e Manuel Aires Mateus e programa museológico da responsabilidade de Joaquim Boiça, o Farol-Museu de Santa Marta nasceu a partir do forte e farol com o mesmo nome, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e o Estado Maior da Armada Portuguesa.
As obras de adaptação às novas funções tiveram início em 2006, promovendo a requalificação e conversão do Forte e Farol de Santa Marta em espaço de cultura e lazer, embora mantendo as suas funções de sinalização costeira, sob a direcção da Marinha, através da Direcção de Faróis.Refira-se que a maioria das peças expostas foi restaurada e depositada pela Marinha Portuguesa/Direcção de Faróis, sendo constituída por exemplares que contribuem para uma melhor compreensão do funcionamento dos mecanismos dos faróis.
Inédito no país, o Farol-Museu oferece um espaço expositivo criado nas antigas residências dos faroleiros e que se divide em três pólos: dois núcleos expositivos e um auditório. O visitante tem ainda acesso às amplas plataformas (baterias do Forte) com vista para o mar e a espaços de recepção, centro de documentação e cafetaria."
In blogue Cultura Cascais

Visitas guiadas ao Farol Museu de Santa Marta

"O mais recente espaço museológico de Cascais possui uma interessante exposição dedicada aos faróis portugueses, com particular destaque para a história do próprio Farol de Santa Marta.
Visitas para grupos escolares e outros grupos mediante inscrição prévia, de 3ª a 6ª feira, pelo telefone: 214815328 ou e-mail: sandra.santos@cm-cascais.pt "

In site C.M.Cascais

Sem comentários: