segunda-feira, 31 de março de 2008

Petição pela Linha do Tua VIVA
http://www.petitiononline.com/tuaviva/petition.html
Mais informações: MCLT – Movimento Cívico pela Linha do Tua
Artigo: Destruir a Natureza em nome do Ambiente

To: Presidente da Assembleia da República Portuguesa,
Presidente da República Portuguesa,
Governo da República Portuguesa,
Presidente da Comissão Europeia,
UNESCO


"A Linha do Tua é uma linha de caminho-de-ferro de via estreita, que liga a estação da Foz do Tua, inserida na Região do Douro Vinhateiro – Património da Humanidade (UNESCO – 2001), onde passa a Linha do Douro, à cidade e capital de distrito, Bragança. É uma obra-prima da engenharia portuguesa com 120 anos de História, cujo arrojo permitiu a passagem dos comboios pelos rochedos intransponíveis do vale do Tua e pelas serras do Nordeste Trasmontano. Movimenta todos os anos dezenas de milhares de turistas que aqui vêm de propósito para visitar o vale e viajar no comboio, em união com o turismo no Douro – com a reabertura da Linha do Douro à Espanha serão ainda mais – e milhares de outros passageiros, sobretudo locais, que não dispõem de outro meio de transporte para além do comboio, para as suas deslocações diárias – escola, centro de saúde, feiras.
Não obstante todo o valor que a Linha e o Vale do Tua representam a nível nacional e internacional, o Governo pretende impor, contra o parecer de vários organismos idóneos e contra o bom senso que a todos os governantes é exigido, com ilegalidades e uma celeridade imprecedentes, a construção de uma barragem na foz do Tua, cujas cotas projectadas irão submergir parte da Linha do Tua, deixando-a sem ligação à Linha do Douro, vital à sua sustentabilidade e manutenção como eixo principal de comunicação da região.
A Barragem do Tua significará o seguinte para a região Trasmontana:
•Destruição do último caminho-de-ferro do distrito de Bragança, o pior de todos em níveis de transportes públicos e mobilidade dos seus habitantes;
•Destruição de olivais e de vinha da Região Demarcada do Douro, directamente por submersão, e indirectamente por uma área mais vasta com o aumento dos níveis de humidade, calor e gases com efeito de estufa;
•Destruição das Caldas de Carlão e de São Lourenço;
•Criação nula de postos de trabalho. Enquanto durar a construção da barragem, esta será maioritariamente suportada por mão-de-obra que não é local mas sim trazida de fora por subempreiteiros, à semelhança de outras obras deste tipo. Concluída a obra, os postos de trabalho desaparecerão da região, sendo a conservação e gestão da barragem feita por uma equipa de técnicos que não são da zona, e a barragem será controlada a partir da Barragem de Bagaúste;
•Serão construídas mais linhas de alta tensão, com todos os problemas de saúde a si associadas; •Constituirá mais um ponto de fuga de riqueza da região, uma vez que as empresas que vão usufruir da construção e exploração da barragem não são sedeadas em nenhum dos concelhos atravessados pelo Rio e pela Linha do Tua.
Subscrevemos com esta petição a implementação das seguintes medidas:
1.Melhoria do serviço na Linha do Tua, com mais circulações e melhores ligações com a Linha do Douro, horários ajustados às necessidades da população local, material circulante com melhores condições (que incluam mais espaço para bagagens, mais lugares sentados, e WC, pois são viagens que podem ir até 2 horas), e velocidade comercial superior, tornando-a mais competitiva;
2.Classificação da Linha do Tua como Monumento Nacional, dadas as suas características de engenharia portuguesa únicas, e de envolvente Humana e Natural no Vale do Tua;
3.Reabertura da Linha do Tua entre Carvalhais e Bragança;
4.Construção de uma ligação ferroviária entre Bragança e a Puebla de Sanábria, para permitir a ligação às redes convencional e de alta velocidade espanholas;
5.Regresso do material histórico ferroviário relevante à região, nomeadamente a torre de água de Bragança, lanternas e relógios das estações, e reabertura rápida e em condições condignas do Museu Ferroviário de Bragança;
6.Impedimento definitivo da construção de barragens, ou qualquer estrutura de dimensão similar, na área do vale do rio Tua e na área classificada Património da Humanidade, que implique a destruição de qualquer troço da linha do Tua."

In site: http://www.petitiononline.com/tuaviva/petition.html

4 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

Depois da grande machadada que as nossas vias-férreas sofreram no início de 1990, com o encerramento simultâneo de centenas de quilómetros de linhas, incluindo boa parte das vias estreitas Transmontanas, estava convencido de que haveria bom senso para reconhecer e não repetir tamanho erro... Como pude ser tão ingénuo?
Vou já assinar!

Maria Lua disse...

Paulo,

não sei se valerá a pena esta petição, mas não podemos ficar parados perante as atrocidades dos nosso governantes!
Estão a destruir o país e estamos a deixar!
Revolta, raiva e muita tristeza são os sentimentos que ultimamente, teimam, em rodear-me...
Assim é difícil!
Obrigado.

Daniel Conde disse...

Tudo vale a pena, se a alma não é pequena, ou se preferirem, para que haja maldade no mundo basta que os homens bons não façam nada.

Como trasmontano que sou, amo a minha terra, e não a vendo por 30 denários como os autarcas do Baixo Tua. Tacanhez eterna, falta de visão gritante, delapidação eminente de património do MUNDO.
Vale a pena ficar de braços cruzados?

Obrigado pelo vosso apoio, divulguem a petição pelos seus conhecidos!!!

http://www.alinhadotua.com
http://www.linhadotua.net

Maria Lua disse...

Daniel,

concordo plenamente contigo!
Se todos fizeram algo contra este crime, existirá uma mudança. Basta acreditar que é possível.
Obrigado pela visita/comentário.
:-)