terça-feira, 1 de abril de 2008

Famílias que já não são famílias no Carrefour que já não é Carrefour

"Hoje fomos ao Carrefour que já não é Carrefour, agora é Continente, mas para mim continua Carrefour, que não sou tão rápida a mudar os nomes na cabeça como estas empresas são a comprarem-se umas às outras.
Tínhamos compras para fazer e, às tantas, decidimos almoçar por ali, naquela manjedoura deprimente. Como sempre, pus-me a olhar em volta, a escutar a conversa da família sentada atrás, a mirar os outros com rigores de cientista. Não sei se isto é defeito de profissão se é cusquice pura, mas não me vou deter nisso agora.
O que importa é que, sempre que me ponho a olhar em redor, para as famílias, para os casais, vejo gente maioritariamente infeliz. Casais mudos e quedos, mastigando sem parar, creio que para manter a boca ocupada e, desse modo, não terem de se falar. Famílias com filhos, tudo aos gritos, as mulheres gordas, os homens gordos, as crianças a caminhar a passos largos para a obesidade. Atrás de mim, uma mulher chorava, de óculos escuros incapazes de disfarçar a tristeza que lhe ia dentro e fora e pelos lados. Ouvi-a dizer, à frente do filho de 8 anos, "Eu devia era desaparecer de uma vez por todas".
Quando olho a distância que existe entre as pessoas penso no que se terá perdido. Gostava de ver fotografias daqueles casais nos tempos de namoro ou poucos dias depois do casamento. Perceber como eram, o que teriam de particular para prender a atenção do outro, que alegria seria essa que detinham para terem querido ficar juntas, supostamente para sempre. E, com a imagem numa mão e os casais em frente, ficar a descobrir as diferenças, a analisar a erosão do tempo, as rugas que nasceram, os quilos que se instalaram, mas sobretudo a tristeza, a decepção, a aspereza que cresceu e que já não vai embora.
Quando me ponho a olhar as famílias penso que elas são um bocadinho como o Carrefour. Já não são Carrefour, são outra coisa, mas continuam a vida, a fazer de conta que continua tudo na mesma."

Sónia Morais Santos
In blogue Cocó na Fralda

Sem comentários: