sexta-feira, 11 de abril de 2008

Convento dos Cardaes
Rua do Século, 123 - Lisboa
Visitas guiadas
(mesmo tratando-se apenas de 1 ou 2 pessoas) todas as tardes, excepto Domingos e feriados, das 14h30 às 17h30
Tel: 213427525 (contactar a Irmã Ana Maria, Madre Superior)
Preço de entrada: 2 €
(destinados à restauração do Convento)


"Cerca de 1650, D. Luísa de Távora, uma rica aristocrata de família Portuguesa, decide terminar os seus dias num convento, após a morte do seu marido. Nada melhor do que mandar construir o seu próprio convento, o que fez num local que é o actual Príncipe Real. Na época, esta parte de Lisboa era ainda uma zona coberta de campos e foi no meio dos cardos que foi erigido o Convento dos Cardaes (=cardos).
Este convento, construído entre 1677 e 1703, em estilo barroco Português, possui uma Igreja edificada em honra de Nossa Senhora da Conceição e à vida e obra de Santa Teresa de Ávila, reformadora da Ordem das Carmelitas.
Albergou a Ordem das Carmelitas Descalças, cerca de vinte religiosas que viviam lá permanentemente, na maior simplicidade, totalmente enclausuradas, afastadas do mundo exterior e das suas tentações. Estas senhoras viviam uma vida incrível dedicada à oração, ao recolhimento e ao silêncio. Muitos aspectos testemunham este isolamento total onde tudo era feito para que o contacto entre estas Carmelitas e o resto do mundo fosse reduzido ao mínimo necessário: a missa realizava-se numa ala não visível pela população ou ainda a torre que era o único local de transmissão de objectos ou do correio entre o mundo exterior e o convento. Uma vez no Convento, nunca mais se podia sair. Assim testemunham os túmulos em torno do claustro grande, onde repousam as habitantes do Convento desde há séculos.
O Convento e as suas habitantes, frequentemente oriundas da aristocracia Portuguesa, conheceram bem as peripécias ao longo da História, nomeadamente o terramoto de 1755 e a apropriação do Convento e dos seus tesouros por parte do poder real (Convenção de Évora-Monte em 1834). Alberga um dos raros brasões da rica e poderosa família Távora, que foi exterminada em praça pública acusada de complot contra o rei. Como puderam as carmelitas salvar o brasão? Não vos digo mais e convido-vos a visitar este local cheio de surpresas e muito bem conservado. Actualmente alberga a Irmãs Dominicanas que desde 1877 dirigem um centro de acolhimento para mulheres cegas ou portadoras de deficiência mental.
Não se esqueça de passar pelo locutório onde poderá comprar por um preço razoável os produtos feitos pelas habitantes do convento e por todos os benévolos: compotas, geleias, doces ou pickles que são um verdadeiro regalo.

Duas festas por ano acolhem o público: Santa Joana (penúltimo fim-de-semana de Junho) e venda de Natal (último fim-de-semana de Novembro)."

In site LivingLisbon

Sem comentários: