quarta-feira, 21 de maio de 2008

Alimentos para o Cérebro

"Mesmo que seja daquelas pessoas que pensam bastante naquilo que comem, será que aquilo que come o ajuda a pensar? No âmbito da Semana Internacional do Cérebro, resolvemos dar-lhe uma ajuda a compor o prato bem ao gosto dos seus neurónios.
O consumo de melatonina, uma substância produzida no cérebro pela glândula pineal, retarda os efeitos do envelhecimento. A melatonina existe em pequenas quantidades em frutos e vegetais como a cebola, a cereja e a banana, em cereais como o milho, a aveia e o arroz, em plantas aromáticas como a hortelã, a verbena, a salva e o tomilho, e no vinho tinto.
As maçãs, bananas e laranjas, tão comuns à nossa mesa, são mais do que importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras. Os antioxidantes presentes nas frutas referidas protegem as células neuronais do stress oxidativo, prevenindo doenças neurodegenerativas como o Alzheimer. Já o consumo de alimentos ricos em colesterol, como manteiga, carne vermelha ou queijo, aumenta o risco de desenvolver esta doença.
O chocolate, conhecido pelos seus benefícios cardiovasculares, faz igualmente bem ao cérebro, ao favorecer a circulação sanguínea cerebral. Rico em flavonóide, uma substância anti-oxidante contida no cacau, o chocolate preto estimula as funções mentais.
A serotonina é responsável por melhorar o humor, diminuir a depressão, diminuir a compulsão por doces, aliviar enxaquecas e melhorar a qualidade do sono. Para manter o nível de serotonina estável no organismo, precisamos de ingerir alimentos ricos em triptofano, sendo a partir deste que a serotonina é fabricada no nosso organismo.
O triptofano pode ser encontrado em carnes magras, peixes, leite, iogurte magros, queijos brancos, nozes e leguminosas.
Em complemento, os vegetais verdes, os grãos integrais e a levedura de cerveja são ricos em ácido fólico, substância importante para que ocorra a liberação de serotonina.
Os frutos do mar fornecem-nos selénio em porções generosas, um poderoso aliado na prevenção e no combate às depressões, enquanto que os ovos, o fígado e a soja contém colina e lecitina, substâncias que favorecem o funcionamento cerebral em pessoas com tendência para as alterações frequentes de humor.
E a água, tão simples quanto essencial, garante a hidratação necessária ao cérebro para que este desempenhe com eficácia as tarefas relacionadas com a concentração, a memória e o sono. Para assegurar o funcionamento da "máquina", basta “oleá-la” com um copo de água por cada hora de vigília."

Ana Marta Ramos
In site Rituais

Sem comentários: