terça-feira, 25 de novembro de 2008

Portugal
Associação HUMANA
Brejos do Lobo, Alto Estanqueiro - Jardia
2870 Montijo
Tel: +351 212 80 15 87
Fax: +351 212 80 15 86
silvia.rocha@humana-portugal.org
www.humana-portugal.org

“Onde posso entregar a minha roupa usada?”

A Humana Portugal tem apoiado o desenvolvimento dos países dos PALOP em consequência da generosidade do povo português, através da sua doação de roupa em segunda-mão. Ao doar a sua peça de roupa, o cidadão está a contribuir activamente para o financiamento de projectos de desenvolvimento ligados a áreas como a educação, luta contra a Sida, agricultura, etc. Estes projectos visam criar melhores condições de vida ao povo africano.
Como pode doar a sua roupa?
Pode deixar as suas doações nos contentores da Humana que existem distribuídos por várias localidades: Lisboa, Setúbal, Évora, Caldas da Rainha, Sintra, Mafra, Loures, Odivelas, Montijo, Barreiro, Seixal, entre outras.
Mande-nos um e-mail para silvia.rocha@humana-portugal.org e nós dizemos-lhe onde fica o contentor mais próximo da sua casa!!!!
Também pode entregar a sua roupa nas nossas lojas Humana.
As lojas estão abertas de segunda a sábado, das 9.30h às 19.30h. A nossa loja da Av. Almirante Reis abre ao domingo.
Lojas Humana:
- Av. Almirante Reis, 104B (perto da Cervejaria Portugália) - Lisboa
- Av. Elias Garcia, 117 (perto do Metro de Campo Pequeno) - Lisboa
- Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 7E (perto do Metro da Praça de Espanha e do IPO) - Lisboa
- Rua Luís de Camões, 5A (perto do Centro de Saúde) - Laranjeiro
- Rua Santa Catarina, 579 - Porto
Para mais informações ou esclarecimentos pode contactar o nosso escritório:
Telefone - 212801587
Fax - 212801586
Horário do escritório: de segunda a sexta, das 8h-13h às 14h-17h
Agradecemos a sua ajuda e colaboração!

Associação Humana
Humana Portugal pertence à Federação das Associações ligadas ao Movimento Internacional da Humana People to People. A Federação é uma Organização Internacional de membros associados presentemente representada por 26 associações nacionais, distribuídas por quatro continentes.
Os membros associados trabalham numa base não lucrativa, trabalhando em áreas de cooperação internacional em prol do desenvolvimento dos respectivos países.
Pode saber mais sobre a Federação consultando o seu site: http://www.humana.org

A INSTALAÇÃO DE CONTENTORES E A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO
O eixo da Humana é a “transformação” de um bem, que para um sector da sociedade perdeu o seu valor (a roupa usada), em fundos para projectos de ajuda ao desenvolvimento nos países necessitados. Com essa finalidade, a associação ocupa-se de que todo o processo, desde a recolha da roupa até ao apoio dos projectos internacionais.
Para a concretização do objectivo da Humana, é necessário a colocação de contentores para a recolha de roupa usada em espaços públicos e/ou privados. Ou seja, o trabalho desenvolvido pela Humana consiste em consciencializar as pessoas do valor que pode ter uma roupa usada, num fim humanitário, numa finalidade ecológica de reutilização e reciclagem, dessa roupa. Assim, evita-se que esta se acumule em depósitos de lixo normais ou, em campos abertos, sendo altamente tóxico. Esta actividade vem ajudar a angariar fundos para projectos de desenvolvimento em África e ao mesmo tempo ajuda o meio ambiente, com a recolha selectiva, sem nenhum gasto para os organismos públicos e, ou privados.
A RECOLHA
Depois de serem instalados os contentores é chegado o momento de pôr mãos à obra e recolher a roupa doada pela população. Actualmente são mais ou menos 600 os contentores instalados em Portugal de onde, semanalmente, são recolhidos cerca de 60 toneladas de roupa e sapatos.
Este trabalho é realizado pelos 9 motoristas da Humana.
SELECÇÃO/CLASSIFICAÇÃO
O destino de cada peça recolhida nos contentores é decidido no sector de classificação. Dependendo da sua qualidade e ou conservação a roupa e os sapatos são vendidos nas lojas da Humana em Lisboa e no Porto, (12%, em 2002). Outra, é doada a África para pessoas necessitadas ou para que os projectos as revendam e consigam os fundos necessários, (45%, em 2002). Outra ainda, pode ser encaminhada para a reciclagem industrial, (18%, em 2002). Como última solução, outra é transformada em lixo por não servir para nenhuma as anteriores classificações, (2%, em 2002).
No departamento de classificação há um controlo de qualidade, para que esta chegue da melhor maneira possível ao seu último consumidor. Esta actividade é realizada por 8 funcionários, no armazém que a Humana, tem no Montijo, perto de Lisboa.
LOJAS
Convertem algo que aparentemente perdeu valor para alguém, numa coisa especial, para outro, alguém. Esta é a finalidade das lojas da Humana, em Lisboa, Porto e Laranjeiro. A venda da roupa usada oferece artigos diferenciados à população em geral, ao mesmo tempo que se angariam, fundos, para importantes projectos de ajuda ao desenvolvimento local, em África, em sector diferenciados tais como: educação, formação de professores, organização comunitária e combate ao VIH/SIDA.

In site Humana-Portugal

2 comentários:

Anónimo disse...

será que é mesmo assim não existe nada por detrás desta organização?

Maria Lua disse...

Olá Anónimo,

não tenho razão para desconfiar da HUMANA, mas se tiver algo faça a devida queixa às autoridades competentes.
Obrigado pela visita.