quinta-feira, 9 de abril de 2009

PÁSCOA: aprecie a ocasião sem perder a moderação!

"As férias, a reunião com a família e os pratos tradicionais tornam a Páscoa num dos momentos mais aguardados do ano. Mas tal como outras épocas festivas, é preciso saber aproveitar a ocasião com conta, peso e medida, sem deixar de saborear as amêndoas, o chocolate ou o folar. Privar-se daquilo que mais gosta não é claramente a solução. Por isso, reunimos uma série de dicas úteis para que possa desfrutar do ritual da Páscoa de forma equilibrada, saudável e sempre com um sorriso.
Aproxima-se o fim-de-semana de Páscoa e, para muitos de nós, cumpre-se o ritual de partilhar bons momentos com a família e com os amigos. Como manda a tradição, não faltarão as mesas preenchidas com pratos tradicionais e apelativos, as sobremesas deliciosas e os habituais doces de Páscoa. Desde as amêndoas de açúcar às amêndoas de chocolate, passando pelo folar de Páscoa e pelos ovos de chocolate. E apesar do elevado valor energético que caracteriza muitos dos alimentos característicos desta época, ninguém quererá privar-se dos mesmos! E a Equipa Rituais também não o fará! Ainda assim, deixamos algumas dicas para que aprecie a ocasião sem perder a moderação e o controlo.
1 - Comece as suas refeições por alimentos menos calóricos, como a sopa ou a salada. Poderá também ingerir uma peça de fruta, um iogurte ou uma cenoura 30 minutos antes de iniciar cada uma das refeições. Este procedimento aumenta a saciedade e reduz a probabilidade de ingestão de alimentos muito calóricos na mesma refeição.
2 - Não abuse do álcool! Para além do valor calórico que lhe está associado (um copo de vinho terá em torno de 130 kcal), o álcool desinibe e pode fazer com que ingira mais alimentos do que realmente precisa. (Nota: um refrigerante é mais calórico e menos saudável do que um copo de vinho.)
3 - Distribua as “sobras” das refeições pelos convidados! Deixar os alimentos expostos em cima da mesa é sempre uma tentação para quem passa no local.
4 - Mastigue todos os alimentos de forma lenta e pausada, saboreando-os melhor e durante mais tempo. Assim conseguirá apreciar verdadeiramente os alimentos e obterá um melhor efeito saciante.
5 - Pense nas oportunidades que pode explorar para fazer exercício e compensar os excessos alimentares. Deixamos de seguida uma tabela de equivalentes para melhor fazer as suas opções para ver aqui."

In site Rituais de Vida Saudável

Sem comentários: