sexta-feira, 10 de abril de 2009

Solidariedade

Há coisas que me deixam chocada e furiosa: a arrogância e prepotência dos advogados do Banco Alimentar contra a Fome perante um grupo de voluntários que faz um trabalho muito válido em prol dos animais, por exemplo!
Sei que sou só uma pessoa, mas posso fazer a diferença, nem que seja para expressar a minha opinião, que seguiu por mail para ba.federacao@bancoalimentar.pt; tvpinto@mlgts.pt e isabel.jonet@bancoalimentar.pt a 10 de Abril 2009:

Ex.mos Sr.s do Banco Alimentar contra a Fome,

fiquei perplexa perante a atitude arrogante dos advogados Tomás Vaz Pinto/Vasco Stilwell d’Andraden em mail enviado para o Banco Alimentar Animal.
Sempre ajudei e participei nas campanhas do Banco Alimentar desde o início do projecto (e incentivei familiares e amigos a faze-lo, fiz divulgação...) por considerar que o objectivo era a solidariedade. E quando falamos em solidariedade pode ser entre pessoas, animais, natureza, património...
Lamento que não haja um espírito de solidariedade no Banco Alimentar perante o Mundo, parecendo que se trata apenas de questões de notoriedade, imagem, oportunismo, poder...
Todas as associações com um fim social, deveriam ter, por obrigação, responsabilidade perante si e todas as outras que trabalham no "terreno", não é só ajudar outros, é ajudar quem connosco trabalha e ao nosso lado caminha para o mesmo objectivo (independentemente da "população alvo"), e por isso a desilusão foi enorme... mas, por vezes, chegamos demasiado "alto" e esquecemos onde, porque e como começamos...
O Banco Alimentar está demasiado prepotente e concentrado no seu "umbigo" - marca, logótipo, etc. - e não compartilhando com o seu percurso actual, nem com esta demonstração de superioridade, vou cancelar todas as minhas ajudas em futuras campanhas. Não vou deixar de ajudar e ser solidária, apenas canalizar para outras associações/entidades (que são imensas pelo país) e que fazem um trabalho extraordinário (em silêncio, anonimato e sem ideias de "concorrência"), e respeitam a palavra Solidariedade para com o Mundo (e não se trata só de ajuda para com animais).
Sou voluntária na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e na Associação Terra dos Sonhos, por isso, tenho algum conhecimento sobre Solidariedade e Dádiva. E o Banco Alimentar, pela atitude dos advogados Tomás Vaz Pinto / Vasco Stilwell d’Andraden, perdeu esse sentido.

Muito obrigado pela atenção,
Maria S.

Sem comentários: