segunda-feira, 4 de maio de 2009

Campanha da EDP subverte realidade sobre Barragens
Ambientalistas e Especialistas em Ambiente pedem à EDP a sua suspensão

"A campanha de comunicação da EDP, amplamente divulgada nos mais diversos órgãos de comunicação social, está a escandalizar as Organizações Não Governamentais de Ambiente e inúmeras individualidades ligadas à conservação da natureza. Esta campanha associa erradamente as barragens à protecção da biodiversidade, quando na verdade a sua construção significa uma forte ameaça tanto às populações humanas como às espécies silvestres, não só as referidas na própria campanha - aves rupícolas, peixes, lobos, morcegos e flora – mas todas as constantes da biodiversidade específica de cada habitat.
EDP iniciou no passado dia 24 de Abril uma campanha de comunicação subordinada ao tema “Quando projectamos uma barragem projectamos um futuro melhor”, que está a ser amplamente divulgada em vários meios nomeadamente televisão, imprensa, rádio e Internet, passando a ideia errada de que as barragens constituem uma forma de protecção da biodiversidade. As Organizações Não Governamentais de Ambiente portuguesas estão escandalizadas com esta campanha que claramente tenta branquear os inúmeros impactes ambientais fortemente negativos e irreversíveis associados à construção das barragens.
Na verdade, a construção de barragens, como a que está em curso no rio Sabor ou a projectada para a foz do rio Tua, resulta numa alteração dramática das condições naturais dos cursos de água e na eliminação directa de extensas áreas de vegetação autóctone e de habitats terrestres e fluviais que são o suporte de vida para uma grande diversidade de espécies da fauna, nomeadamente para as próprias aves rupícolas, os peixes, o lobo e os morcegos referidos na campanha da EDP.
Não obstante as medidas impostas à EDP para tentar minimizar ou compensar parte dos danos ambientais provocados pela construção de barragens, o balanço final é negativo para a biodiversidade e gestão sustentável dos recursos hídricos, pelo que esta campanha de desinformação não reflecte minimamente a realidade. Para quem conhece o efeito arrasador das grandes barragens do ponto de vista ambiental, social e económico, a projecção das imagens de espécies e paisagens emblemáticas sobre o paredão de uma barragem, na sua maioria captadas em rios não represados, só poderá simbolizar os fantasmas das vidas destruídas em consequência da sua construção.
É ainda fundamental chamar a atenção que as grandes barragens são uma forma cara e ineficaz de resolver as necessidades energéticas do País. Com o mesmo investimento previsto para o Programa Nacional de Barragens, seria possível pôr em prática medidas de uso eficiente da energia que, sem perda de funcionalidade ou conforto, permitiriam poupar cerca de CINCO VEZES MAIS ELECTRICIDADE do que a produção das barragens propostas.
Assim, as Associações signatárias esperam que a EDP, em respeito pela verdade e transparência, retire esta campanha enganadora. Os milhões de euros gastos em campanhas deste tipo seriam certamente melhor empregues na promoção da eficiência energética, de que o País necessita muito mais que de barragens."

Lisboa, 30 de Abril de 2009

Plataforma Sabor Livre, FAPAS (Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens), GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente), LPN (Liga para a Protecção da Natureza), QUERCUS (Associação Nacional de Conservação da Natureza) e SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).

In site Quercus

4 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

A EDP parece um estado dentro do estado.
Como são muito nossos amigos, "oferecem-nos" a electricidade mais cara da Europa, sem que exista qualquer alternativa para os consumidores após o que, como verdadeiros senhores feudais, não têm qualquer pudor em se vangloriarem dos seus lucros.
O anúncio em questão é um revoltante atestado de estupidez e assusta não só pelo que está a ser feito - ou desfeito, mais propriamente - mas sobretudo pelo que entretanto andará a ser "cozinhado"...

msg disse...

Muito boa tarde,Maria Lua

Como sabe tão bem como eu,ou melhor,todas as moedas têm duas faces.As barragens,que aqui me dá jeito considerar como uma,não escapa a esta regra.
Mas porque as barragens servem para armazenar um dos bens mais preciosos,temos de lhes perdoar as suas "maldades",algumas delas,até,às vezes,conscientes.
Benefits and concerns about dams,um site,pode-lhe ser útil para uma compreensão,talvez melhor, sobre matéria tão vital.
Muito boa saúde e muito bom trabalho,de maneira a luz lhe aparecer rapidamente ao fundo do túnel.

Maria Lua disse...

Boa noite Paulo,

um estado dentro de outro estado mas com autonomia e vontade própria!
E não há ninguém que consiga colocar alguma espécie de travão neste monstro gigante... e isso é muito mau sinal para todos nós!
:-(

Maria Lua disse...

Boa noite MSG outra vez,

não temos de perdoar as barragens, antes pelo contrário, lutar contra elas porque há muito deixaram de ser a solução mais viável e benéfica para o país/portugueses...
Estamos a caminhar em sentido contrário - cada vez mais para trás!
Quanto à luz no fundo do túnel, era bom que rapidamente aparecesse ou terei de "fugir" desta nacionalidade...
Boa semana.