segunda-feira, 1 de junho de 2009

1 Junho - Dia Mundial da Criança
Motivar as crianças para rituais saudáveis

"No que toca à saúde dos mais pequenos, é fundamental que eles tenham direito a uma alimentação saudável/equilibrada e a actividade física que, em conjunto, mais do que uma obrigação, devem ser uma grande diversão.

A Criança tem direito a…

…ter bons exemplos de vida saudável em casa
! Sabe-se que as crianças cujos progenitores são fisicamente activos e aquelas que têm o interesse, o suporte e o apoio dos pais têm maiores níveis de actividade física do que as restantes.
…acumular pelo menos 60 minutos de actividade física moderada ou vigorosa na maioria dos dias da semana (ou preferencialmente em todos), enfatizando as modalidades/brincadeiras que lhe conferem mais diversão e satisfação. Costuma proibir o seu filho de jogar à bola no pátio?!
…jogar vídeo-games e a ver televisão. No entanto, o tempo passado com estes comportamentos deve ser limitado e negociado, de forma a um maior envolvimento em actividades físicas e desportivas.
…frequentar as actividades de Desporto Escolar. Estas actividades, para além de gratuitas, são orientadas pelos professores especialistas.
…ter um pequeno-almoço completo e equilibrado todos os dias, de preferência na companhia dos pais. Esta refeição é imprescindível para um bom rendimento físico e intelectual.
…comer de todos os alimentos! Mais importante do que a proibição em torno de algum grupo alimentar, é a criança perceber que existem alimentos mais saudáveis, que devem ser ingeridos frequentemente, e que existem outros menos saudáveis, a reservar para ocasiões especiais.
…conhecer uma grande variedade de alimentos, os seus sabores e as suas texturas. Já pensou em ir a uma feira alimentar ou uma feira de agricultura biológica com os mais pequenos? Ou em ter um horta doméstica?
…almoçar na cantina da escola! Os menus actuais são aconselhados por profissionais de nutrição e/ou dietética e, por norma, garantem um adequado aporte de calorias e nutrientes.
…levar pequenos snacks saudáveis - como por exemplo um iogurte, uma peça de fruta e/ou uma sandes de queijo - para a escola. A preparação destas pequenas refeições em casa evita o recurso a opções menos saudáveis e mais calóricas que muitas vezes abundam nos cafés e cafetarias localizados nas proximidades da escola. Além disso, este será um bom incentivo para comportamentos similares no futuro.
…ter horários fixos para as 5-6 refeições diárias! Este procedimento é fundamental na educação da criança, na transmissão de valores cognitivos e na criação de maior significado em torno da alimentação.
…ingerir 4-5 porções de legumes e fruta, de acordo com as suas preferências. No caso dos legumes privilegiar os cozidos e incluir hortaliças de folhas verdes ou amarelo-alaranjadas - ricas em vitamina A; e relativamente às frutas, incluir uma peça rica em vitamina C, como a laranja, o morango e o melão maduro."

In site Rituais de Vida Saudável

Sem comentários: