quarta-feira, 10 de junho de 2009

A Última Aula do Professor Randy Pausch
Setembro de 2007

"A Última Aula de Randy Pausch, professor de informática na Universidade de Carnegie Mellon, do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, perante um auditório repleto, depois de recentemente lhe ter sido diagnosticado um cancro maligno no pâncreas, restando-lhe poucos dias de vida.
O testemunho dramático de Randy Pausch, terá convencido o congresso norte-americano para aprovar um fundo para apurar a possível cura do cancro do pâncreas.
«Tornei-me numa celebridade acidental depois de me ter sido diagnosticado um cancro maligno no pâncreas. Segundo o último boletim médico, não deveria estar vivo hoje», disse o professor, bastante consciencializado do problema que lhe aflige, depois de em Agosto do ano passado, lhe darem apenas três a seis meses de vida, onde acrescenta: «A reacção paliativa foi muito boa, mas isto não vai durar muito.»
Desde então, tornou-se num activista na procura de soluções na 'luta' contra esta doença maligna. Numa entrevista ao canal de televisão norte-americano ABC, o professor mostrou um espírito de esperança.
Mesmo depois de uma terapia excessiva que lhe retirou parte do estômago e do intestino e depois de várias sessões de quimioterapia, Randy Roush prepara-se para aquela a que chamou: A última aula.
A aula pode ser visionada na internet e já recebeu milhões de internautas, estima-se que cerca de seis milhões de pessoas já viram o vídeo no youtube.
Ao ver o professor a leccionar no Carnegie Mellon ninguém diria que o professor de informática, pai de três filhos, sofre de uma doença terminal.
«Se eu não pareço tão deprimido como deveria, desculpem desapontar-vos», diz o professor de informática, para os ouvintes que lotaram o auditório de Carnegie Mellon.
«Estou em muito boa forma neste momento (…). Na realidade estou em melhor forma que muitos de vocês», acrescenta Randy Pausch.
Na fase precoce da doença os sintomas não se manifestam e quando surgem o diagnóstico peca por tardio, em Portugal, surgem nada mais, nada menos, 300 a 400 novos casos todos os anos. É também uma doença que afecta mais os homens que as mulheres, e as hipóteses de cura são ainda bastante reduzidas.
Em inglês e de longa duração, mas vale a pena. É uma excelente maneira de vermos a força de vontade de muita gente cuja propósito de existência é mostrar-nos o quão belo pode ser a vida. Inspirador."

João Marco Pinhão
In Forum Portal das Curiosidades

4 comentários:

msg disse...

Muito boa noite,Maria Lua

Fui ver o vídeo. Impressionante. Entendi,muto vagamente,o que o Professor disse. De resto,a notícia diz o essencial.Impressionante. É a vida,que tem destas surpresas. Para quê? Sabe-se lá.
Que não faltem os meios para minorar tanta dor,mesmo que sejam só células embrionárias as disponíveis. "Deus não se importaria".
Muito boa saude e muito bom trabalho.

Maria Lua disse...

Boa noite MSG,

um pequeno grande milagre, feito por um simples professor (que morreu em Julho 2008), mas que deixou algumas sementes para o futuro.
Muito bonito e muito corajoso também.
Falta-nos a bravura e o amor que este Homem tinha, para compreendermos o Dom que é a VIDA...
Até amanhã.
:-)

Moura Aveirense disse...

Já conhecia a última aula do Randy Pausch, é uma lição magnífica para aproveitarmos todos os momentos da nossa vida.

Bom fim de semana, Moura Aveirense

Maria Lua disse...

Boa noite Moura,

uma magnífica lição de vida. Para lembrar que somos demasiado frágeis e ambiciosos...
Bom final-de-semana para ti e todos os teus.
:-)