III Visita/caminhada na ZIF de Entre Douro e Sousa
(inclui almoço e magusto)
7 Novembro 2009 (inscrições até 5 de Novembro)
As inscrições são feitas através de preenchimento de formulário no site da Campo Aberto
www.campoaberto.pt
"A área a visitar
A Campo Aberto e a Zona de Intervenção Florestal de Entre Douro e Sousa (ZIF de EDS) realizam um passeio/visita de estudo na freguesia de Paço de Sousa. Esta freguesia, situada no vale do Sousa e integrada na ZIF, apresenta uma grande mancha florestal onde, embora predomine a floresta de produção, se encontram ainda valores naturais (faunísticos e florísticos) interessantes e dignos de serem visitados e protegidos. É precisamente nas margens e lameiros dos cursos de água que se pode encontrar uma grande biodiversidade e bosques ripícolas bem conservados. Na freguesia, como monumentos a merecer visita, tem-se o Mosteiro de Paço de Sousa, que integra a rota do românico.
As ZIF’s
Relembrar que as ZIF’s são uma forma jurídico-técnica encontrada pelo estado português para ordenar o território florestal e tentar pôr fim a anos de incúria e de más práticas. A ZIF de EDS, uma das primeiras a ser criada no âmbito de legislação específica nesta matéria, é constituída por cerca de 8000 hectares. Tem como objectivos gerais promover um desenvolvimento sustentável da floresta, contribuindo assim para um futuro mais promissor da actividade silvícola. Na persecução destes objectivos foram já concluídos e aprovados os Planos de Gestão Florestal e de Defesa da Floresta contra Incêndios. A Certificação da Gestão Florestal, em fase de implantação, irá contribuir para uma produção mais sustentável e para uma valorização económica dos produtos florestais da área ZIF.
Esta visita será mais uma oportunidade para os sócios da Campo Aberto ficarem a conhecer melhor a região, bem como, o processo de formação das ZIF’s e a importância que vão ter na organização da floresta portuguesa do futuro. O passeio vai incluir uma caminhada de cerca de 7 km, em plena natureza…
Programa (7 de Novembro)
8:15h – Encontro dos participantes (junto ao Café Velasquez)
8:30h – Saída do Porto (em regime de boleias partilhadas)
10:00h – Casa do Gaiato, com início da caminhada, de cerca de 7Km, em zona florestal e rural, na freguesia de Paço de Sousa
13:00h – Almoço na Casa do Gaiato, promovido pela ZIF-EDS
15:00h – Visita ao Mosteiro de Paço de Sousa (uma das jóias do românico)
16:00h – Apanha simbólica de castanhas, seguida de Magusto
18:00h - Regresso previsto.
Informações gerais
- A deslocação, entre o Porto e a Casa do Gaiato (em Paço de Sousa), cerca de 30 km, será efectuada em viaturas particulares, em regime de boleias partilhadas. No acto da inscrição indique se pode dar boleia e a quantas pessoas ou, em alternativa, se precisa de boleia.
- Chegada à Casa do Gaiato, (onde se pode estacionar) e início das actividades.
- Caminhada com cerca de 7 km de extensão.
- Almoço promovido pela ZIF-EDS, na Casa do Gaiato.
- Apanha simbólica de castanhas seguida de magusto.
Custo
O custo total da visita é de € 15 para sócios da Campo Aberto e de associações representadas na plataforma Convergir.
Caso ainda não seja sócio da Campo Aberto pode fazê-lo simultaneamente com a inscrição para a visita.
O custo total para não sócios é de € 20.
Nota: o preço inclui o seguro de acidentes pessoais, o almoço e despesas de organização."
Co-organização
Associação Florestal do Vale do Lima
Campo Aberto
In Campo Aberto
2 comentários:
Muito bom dia,Maria Lua
A propósito do Outono,aqui lhe deixo meia dúzia de linhas outoniças.
PEDRA DURA
Era Outono. As folhas estavam-se a despedir,tinha de ser,lá das árvores,
atapetando os chãos,uns mais a seu gosto,como os de terra,e outros que enjeitariam,assim elas pudessem,como o das calçadas,de pedra dura.
Não gostavam nada destes,o que se compreeendia muito bem,pois não havia forma de com eles se entenderem. Com os de terra era outra coisa,ou melhor,era a que lhes estava destinada. É que a ela pertenciam. Dela tinham vindo,a ela regressavam.
Tenho dito,e muito boa saúde.
Boa tarde MSG,
tão bonito!
Sangue de poeta a correr nessas linhas... e o Outono tem um imenso encanto para soltar palavras mágicas repletas de sentimentos.
Obrigado pela partilha.
Bom final-de-semana.
:-)
Enviar um comentário