sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Açúcar terá efeito no cérebro idêntico ao da cocaína

É comum ouvir-se que o chocolate é um vício. Estudos científicos realizados nos Estados Unidos vieram comprovar que o açúcar pode causar um efeito no cérebro semelhante ao da cocaína.
Actualmente, existem já evidências de que os alimentos ricos em gordura, açúcar e sal podem alterar a química do cérebro, do mesmo modo que as drogas duras, como a cocaína e heroína.
A ideia, considerada polémica há apenas cinco anos, está a tornar-se uma teoria aceite entre investigadores. Mesmo assim, os mecanismos biológicos associados ao vício da fast-food ainda não foram revelados.
Em 2001, os neurocientistas Nicole Avena, da Universidade da Florida, em Gainesville, e Bartley Hoebel, da Universidade de Princeton, começaram a explorar a ideia com uma base biológica.
Inicialmente, os investigadores procuraram sinais de adição em animais alimentados com fast-food. O açúcar é um ingrediente chave na grande parte deste tipo de comida.
Assim, foi administrado a ratos um xarope, de concentração similar ao do açúcar presente numa refrigerante comum, durante 12 horas por dia. Ao mesmo tempo, outro grupo de ratos foi alimentado com água e comida normal.
Um mês após essa dieta, os ratos desenvolveram alterações de comportamento cerebral, identificadas pelos investigadores como idênticas às dos animais viciados em morfina. O grupo alimentado com o xarope demonstrou ainda um comportamento ansioso quando esse ingrediente foi removido.
Após este estudo, publicado em 2008, outras investigações em animais têm confirmado a base biológica para a dependência de açúcar.

In Ciência Hoje

2 comentários:

msg disse...

Muito bom dia,MARIA LUA

De um POETA "difícil",de Ruy Belo,nado em RIO MAIOR,tinha de ser -

Naquela noite fria de janeiro em Lisboa
cidade inacessível única cidade aonde não nasci
que menos conheci quanto mais percorri...

Muito boa saúde,MARIA LUA.

Maria Lua disse...

Boa tarde MSG,

e se gosto de Ruy Belo. Obrigado!
Lisboa, uma cidade, ela sim, muito difícil...
Bom domingo e muita saúde.
:-)