domingo, 12 de setembro de 2010

As imagens da semana

Ontem, de manhã cedo, enquanto regava as plantas, encontrei uma linda borboleta, aflita e molhada, no chão. Apanhei-a e coloquei no Alecrim, mas ela não sossegava e voltava a cair. Então, decidi traze-la para as plantas que estão mais perto da casa, ficando um pouco mais protegida dos pássaros enquanto "descansava". Assim que a pousei na Alegria-do-lar agarrou-se às folhas e ficou muito quietinha (tentando disfarçar-se de flor também, mas de cor diferente!).
Vivo numa pequena aldeia (entre 45 minutos a 1 hora de Lisboa), apesar de muito rural e verde, notou-se uma diminuição drástica das espécies de seres vivos nos últimos 15 anos. E as borboletas, que eram habituais, presentemente são pouco frequentes.
Foi a primeira vez que vi esta "Borboleta Laranja". Já tentei identificá-la (quer pela internet ou através de livros/guias), mas não descobri nada. Vou tentar pedir ajuda à Tagis, ao Mário (Blogue Trepadeira) e ao Borboletas de Portugal.
Gostaria de saber mais sobre esta espécie, nomeadamente se é diurna/nocturna e o que faz por estas bandas, porque um encontro (de 1º grau!) como este só pode anunciar algo de muito bom!
Quando tiver mais informações, actualizo o post.
Boa semana.

Post scriptum
É uma borboleta nocturna de espécie Lasiocampa quercus e da família Lasiocampidae. Neste caso é uma fêmea que normalmente só é visível durante a noite. Os machos poderão ter actividade diurna pela sua ansiosa necessidade de acasalar com uma fêmea. Os machos têm uma cor mais castanho escura e as suas antenas são bem pectinadas (tipo pente) e esta característica (comum nos machos das borboletas nocturnas) serve para detectar as feromonas libertadas pelas fêmeas, sendo por isso a visão um elemento secundário na detecção da fêmea.
Muito obrigado pela valiosa ajuda na identificação deste exemplar, aos seguintes senhores(as):
Pedro Pires - Borboletas de Portugal
Mário - Blogue Trepadeira
Eva Monteiro - TAGIS


















"A alma é uma borboleta...
há um instante em que uma voz nos diz
que chegou o momento de uma grande metamorfose..."

Rubem Alves

2 comentários:

trepadeira disse...

Minha cara amiga

Muito obrigado pelos encómios.
Qualquer das outras ajudas será melhor do que a minha.
Julgo tratar-se de "Lasiocampa quercus".
Fiquei a exitar entre essa e a "Lasiocampa trifolii".São muito semelhantes.Trata-se de uma borboleta nocturna,daí a falta de actividade durante o dia,embora haja nocturnas que voam e bem durante o dia.
Cordial abraço,
mário

Maria Lua disse...

Boa noite Mário,

muito obrigado pela sua ajuda!
Pelas resposta recebidas também da Borboletas de Portugal e TAGIS, é mesmo uma menina "Lasiocampa quercus".
Boa semana e muitas e belas descobertas.
:-)