quinta-feira, 7 de abril de 2011

7 Abril - Dia Mundial da Saúde
Resistir aos Antibióticos
www.portaldasaude.pt

A segunda etapa da campanha “Resistir aos Antibióticos” arranca amanhã, 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde, no anfiteatro do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), entre as 11 e as 13 horas, com a apresentação da iniciativa, dos resultados da primeira etapa e uma sessão clínica de debate sobre o tema.
Resistir aos Antibióticos” é o mote da campanha promovida pelo CHBA para a prescrição e consumo racional de antibióticos no barlavento algarvio, que envolve a unidade hospitalar, o Agrupamento de Centros de Saúde Algarve II – Barlavento e as instituições privadas de saúde da zona.
A descoberta dos antimicrobianos, ao longo do século XX, foi fundamental no combate às doenças infecciosas, permitindo a redução na mortalidade e o prolongamento da esperança de vida das populações.
No entanto, hoje sabe-se que esta mais-valia tem as suas limitações, nomeadamente o desenvolvimento crescente de resistências aos antibióticos, sendo a sua principal causa o consumo excessivo e inadequado, em quantidade, qualidade e duração, dos antimicrobianos.
Actualmente, vive-se um ponto de ruptura, em que a investigação de novos fármacos não decorre a um ritmo suficientemente rápido para poder ser eficaz contra as novas estirpes multirresistentes, prevendo-se para a próxima década o agravamento da situação.
Nesse sentido, a Organização Mundial de Saúde tem alertado para a necessidade de se promoverem em todos os países programas de combate à resistência aos antibióticos.
Em Portugal, foi apresentado pela Direcção-Geral da Saúde, em Novembro de 2009, o Programa Nacional de Prevenção às Resistências aos Antimicrobianos, que estabelece as estratégias nacionais de actuação, nesta área, para os próximos cinco anos.
Neste contexto, a Comissão de Controlo de Infecção Hospitalar (CCIH) do CHBA propôs, no seu Plano de Acção para 2011, o lançamento de uma campanha com o objectivo de sensibilizar os prescritores e os consumidores da região, para uma utilização mais racional dos antibióticos.
A primeira etapa do projecto incluiu o diagnóstico da situação na região, estando, nesta segunda fase, previsto o lançamento do passatempo “Resistir aos Antibióticos”, com o objectivo de criar cartazes e folhetos para sensibilização dos médicos e dos utentes do barlavento algarvio para um consumo adequado e racional de antibióticos.
O projecto prevê mais três etapas até Abril de 2012, quando se fará o balanço e a comparação com os dados de anos anteriores.

in Portal da Saúde

Sem comentários: