terça-feira, 5 de abril de 2011

Como andar de bicicleta pelas ruas de Lisboa
‘Bike Buddies’ acompanham e aconselham novos utilizadores
MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta
http://bikebuddy.mubi.pt

Quer andar de bicicleta em Lisboa mas não sabe como? O programa ‘Bike Buddy’ (BB), lançado pela MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, ajuda os novos ciclistas a ultrapassar receios.
Trata-se de um serviço de apoio contínuo, gratuito e voluntário às deslocações urbanas em bicicleta, com vista a promover e facilitar a adopção deste meio de transporte. A ideia é incentivar e motivar as pessoas a aderirem à bicicleta para algumas das suas deslocações quotidianas.
Os ‘Bike Buddies’ são sócios da MUBi que acompanham os novos utilizadores nas suas primeiras experiências de bicicleta pela cidade, partilhando a sua experiência, aconselhando quanto a rotas, equipamento, segurança, legislação, atalhos e truques que permitam facilitar a deslocação.
O serviço dirigido a potenciais utilizadores de bicicleta consiste num tutor temporário que acompanha o utilizador inexperiente durante duas semanas (duas/três vezes por semana) nos trajectos casa-trabalho-casa, com o objectivo de familiarizar o novo utilizador com a bicicleta como meio de transporte em contexto urbano.
Não se pretende ensinar ninguém a andar de bicicleta, por isso, os requisitos mínimos para solicitar este serviço são ter uma bicicleta em condições aceitáveis e saber conduzi-la com destreza. O contacto deverá ser feito através de um pequeno inquérito na página oficial do projecto BB, em que o interessado poderá, detalhando o seu perfil de utilizador, solicitar o BB que mais lhe convém.
O objectivo do projecto BB visa a longo prazo aumentar a frequência de utilizadores de bicicleta na cidade de Lisboa e noutras cidades portuguesas, combatendo o mito que reitera ou a sua impossibilidade ou os elevados riscos para a segurança de cada utilizador.

in Ciência Hoje

Sem comentários: