segunda-feira, 18 de julho de 2011

Moscatel de Setúbal foi eleito o melhor do mundo
www.venanciodacostalima.pt

O Moscatel de Setúbal - Reserva 2006, da casa Venâncio Costa Lima, foi distinguido como o melhor do mundo, tendo obtido a classificação máxima entre os 210 moscatéis inscritos no concurso francês "Muscats du Monde".
Em competição estavam moscatéis de 23 países, mas o néctar de Setúbal foi o que mais agradou ao júri. No Top 10 dos melhores moscatéis de 2011 ficou ainda outro vinho da casa Venâncio da Costa Lima e o Moscatel do Douro 10 anos, da Adega Cooperativa de Favaios. Os restantes países representados nesta lista são França, Espanha, Brasil e África do Sul.
Joana Vida, da Venâncio da Costa Lima, sublinha que "é a primeira vez que um moscatel português arrecada este prémio". A distinção, atribuída por provadores treinados e atentos a critérios de qualidade muito exigentes, "comprova indiscutivelmente o terroir singular da Península de Setúbal", diz.
O júri era composto por 55 provadores de diversas nacionalidades, que fizeram a prova "cega" de todos os vinhos, sem identificação de marca, país ou produtor. A 74 dos 210 vinhos concorrentes, foram atribuídas 49 medalhas de ouro e 25 de prata.
Já em 2010, o moscatel de Setúbal tinha sido eleito como um dos dez melhores moscatéis do mundo. Os vinhos Venâncio da Costa Lima concorrem no "Muscats du Monde" desde 2008 e obtiveram sempre medalhas de ouro. Esta casa vinícola está sediada na Quinta do Anjo, em Palmela, desde 1914.
O concurso internacional "Muscats du Monde", realizado em Montpellier, França, é especializado numa só casta, a muscat. Desde 2000, avalia e premeia os melhores moscatéis do mundo.

Marisa Soares in Fugas

Sem comentários: