sexta-feira, 22 de julho de 2011

Um carro quente é uma arma mortal. Não deixe crianças e animais dentro do carro

Um automóvel parado, mesmo à sombra, em dias pouco quentes e com as frestas das janelas abertas, transforma-se numa verdadeira estufa.
Ou melhor, num forno, segundo confirmou um estudo que analisou as diferenças de temperaturas fora e dentro dos automóveis.

clique na imagem para ampliar

Um carro capta e condensa o calor do sol. Mesmo à sombra, a temperatura dentro do automóvel pode ser de mais 10º do que a do exterior. Isso significa que se fora do carro estiverem 22º, o que não é um calor excessivo, dentro do automóvel a temperatura pode chegar aos 32º ou mais, uma temperatura mortal para uma criança ou um animal que seja deixado dentro do carro.
Manter frestas das janelas abertas não adianta nada e em nada interfere com as elevadas temperaturas que se concentram dentro da viatura. Deixar uma criança ou animal dentro de um carro, mesmo que seja apenas “por um minuto”, pode significar a sua morte.
Um estudo feito pelo Animal Protection Institute (Instituto de Protecção Animal) comparou a temperatura exterior de uma zona com sombra com a temperatura do interior do automóvel. O estudo contemplou todas as janelas fechadas, quatro janelas com frestas abertas e duas janelas com frestas abertas. Às nove horas da manhã, com uma temperatura exterior de perto de 28 graus, o calor dentro do carro ultrapassou os 42 graus centígrados. Mesmo com quatro janelas com frestas abertas a temperatura ultrapassou os 36 graus. Diversos estudos demonstram que deixar as frestas das janelas abertas tem muito pouco efeito na temperatura interna do carro.
Os cães são particularmente vulneráveis a doenças relacionadas com o calor, porque a única forma de arrefecerem o seu corpo é através da respiração (por isso começam a arfar quanto sentem calor) e das almofadas das patas. Os animais não têm a capacidade de transpirar para regular a temperatura corporal. Além disso, a temperatura corporal normal de um cão é mais elevada do que a de um ser humano, tornando-o ainda mais susceptível ao calor.
Os carros fechados aquecem rapidamente. Mesmo em dias aparentemente frescos, um carro fechado pode ser mortal. Um estudo da Universidade Stanford revelou que quando estavam 22 graus no exterior, a temperatura interior de um carro subia até ultrapassar os 46 graus em apenas uma hora. Outro estudo, feito pela Universidade de São Francisco, indica que quando a temperatura exterior é de 26,6 graus Celsius, dentro do carro sobe até aos 37º em 10 minutos e chega aos 42 graus em apenas 20 minutos.
A temperatura corporal normal para um cão está entre os 38 e os 39 graus. Um cão só consegue suportar uma temperatura corporal elevada durante muito pouco tempo, alguns minutos, antes de começar a ter danos nos nervos e sistema nervoso, problemas de coração, danos no fígado e no cérebro e até a morte.

O que acontece aos cães que são deixados dentro de carros?
A excessiva exposição ao calor faz com as células deixem de trabalhar convenientemente e libertem químicos perigosos. Basicamente, todos os sistemas e órgãos do animal entram em falência ao mesmo tempo. Ou seja, todo o organismo entra em sobrecarga e “desliga-se”. O resultado é a morte.
Sinais de que um cão está a sofrer de um golpe de calor:
· Arfar excessivo; Salivação excessiva (babar-se muito); Aumento dos batimentos do coração; Dificuldade em respirar; Desorientação; Colapso/Desmaio/Perda de consciência; Convulsões; Paragem respiratória.
O que fazer perante um golpe de calor?
· Leve imediatamente o animal a um veterinário.
· Enquanto transporta o animal, use toalhas molhadas frias, sacos de gelo embrulhados em toalhas ou pacotes de ervilhas congeladas para refrescar o pêlo do animal.
· Se o animal não for seu e estiver à procura do dono, retire o animal do carro, coloque-o à sombra num local fresco e ventilado e arrefeça-o da forma acima descrita. Se não encontrar o dono num curto espaço de tempo e vir que o animal não recupera, deixe o seu contacto e transporte o animal ao veterinário mais próximo.
O que fazer quando vemos um cão fechado num carro quente?
· Peça para perguntarem no café ou outro comércio próximo se o dono está presente, ou peça para o centro comercial ou supermercado emitir um aviso pelo altifalante.
· Se o animal mostrar sinais de doença por calor (ver os sintomas em cima) chame a polícia imediatamente ou ligue 112. Deixe o seu nome e contacto ao operador que atender, para o caso de precisarem de entrar em contacto consigo.
· Se não houver tempo para esperar pela polícia, tente abrir o carro/vidro, mesmo que seja necessário partir o vidro da janela. Peça a outras pessoas que testemunhem que vai partir o vidro para salvar o animal.
O golpe de calor é uma situação que necessita de intervenção médica imediata e pode conduzir em pouco tempo à morte do animal.
Todos os anos morrem várias centenas de cães deixados “só por um minuto” dentro de carros.
Pense no que sente quando vai beber café ou vai num instante ao supermercado e volta a entrar no seu carro: um calor sufocante, e os bancos, volante, tablier e manete de mudanças a arder. Agora, imagine que o seu cão ficou dentro do carro…
Se vir alguém deixar uma criança ou um animal dentro do carro, avise essa pessoa sobre o perigo. Um minuto apenas pode significar a morte de uma criança ou de um animal.
Alerte os seus amigos sobre o perigo de deixar animais dentro de automóveis.
Imprima e coloque no seu carro o aviso “Um forno quente ou um carro quente… é a mesma coisa”. Sensibilize. Ensine.
Todos podemos fazer a diferença e salvar uma vida.

in O Refúgio da Bicharada
www.refugiodabicharada.com
Rua das Túlipas, Lote 44 – Lombos Sul
2775-690 Carcavelos
Tel.: 21 456 90 09

Sem comentários: