sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Vamos construir comedouros para aves

Entre os meses de Outubro e Março as aves têm por vezes dificuldades em se alimentarem porque os seus alimentos naturais são mais raros durante o Inverno.
Por isso, tu podes ajudá-las evitando que morram de fome. Além disso, podes passar uns bons momentos a observar estas aves se, de dentro da tua casa (sem incomodar os passarinhos) conseguires observar os alimentadores. Para isso, procura ter perto de ti um guia de aves e se possível uns binóculos.
A proposta que aqui te deixamos hoje, é da construção de alimentadores artificiais muito simples que podes colocar no teu jardim ou na varanda do teu prédio, onde gatos e outros animais não lhes consigam chegar.

Alimentador

Material: 1 coco; 1 cordel

Ferramentas: serrote; torno; faca velha de talher ou uma chave de fendas e berbequim.

Passo 1: Pega no coco e segura-o bem. Podes para isso usar um torno. No entanto, se não conseguires arranjar um torno, podes pedir a alguém para segurar o coco com as duas mãos, pegando-lhe pelas pontas.
Passo 2: Com o serrote, serra o coco ao meio.


Passo 3: Com uma faca de talher ou com uma chave de fendas, retira a massa interior do coco. Se tirares com cuidado, sem a sujares, dá-a à tua mãe para que ela utilize esse coco na confecção de alimentos.

Passo 4: Pede ajuda a um adulto, e com um berbequim faz um buraco na casca, tal como mostra a figura. Para isso, deves usar uma broca de madeira com uma dimensão idêntica à do cordel.


Passo 5: Faz passar pelo buraco o cordel e dá-lhe um nó cego na ponta que fica dentro da metade do coco.


Passo 6: À parte, confecciona um petisco especial (vê a receita que a seguir te deixamos). No final enche a metade do coco com o bolo e deixa arrefecer.
Passo 7: Pendura este novo alimentador e espera que as aves, como o chapim-real, aqui se venham pendurar e alimentar. Podes usar a outra metade do coco da mesma forma, e pendura-a noutro local diferente.

Petisco para aves

Ingredientes: Margarina; Amendoins esmagados; Milho painço; Arroz; Passas; Sementes de girassol; Flocos de aveia; Grãos de trigo; Bolacha Maria esmagada.
Nota: Se não tiveres todos os ingredientes coloca só os que conseguires arranjar.

Procedimento: Numa panela em lume brando, coloca a margarina e deixa que derreta.
À parte, prepara todos os ingredientes e mistura-os. Quando a margarina estiver derretida apaga o lume e coloca os ingredientes mexendo bem.
Vira de imediato tudo para dentro da metade do coco e deixa arrefecer. Quando a banha estiver dura podes colocar o coco pendurado. Assim, a água da chuva já não estraga esta apetitosa refeição.

Nota final: Deves usar estes alimentadores regularmente durante o Inverno, uma vez que assim as aves habituar-se-ão e virão todos os dias à procura de comida. No entanto, no início de Março deverás retirar os alimentadores, uma vez que nessa altura os alimentos naturais começam já a existir em grande quantidade e, mais importante que tudo isso, os passarinhos que nascerem a partir desta altura terão de se alimentar com insectos e sementes, para bem da sua saúde e do seu desenvolvimento.

Quim Ferreira, in Naturlink

Sem comentários: