Correr três vezes por semana é tão eficaz quanto antidepressivos. Quem o afirma é uma equipa da Universidade Southwestern (EUA) que, pela primeira vez, conseguiu provar que exercícios aeróbicos praticados durante 30 minutos, em média três vezes por semana, diminuem até metade os sintomas de uma depressão moderada.
Estima-se que 150 milhões de pessoas em todo o mundo sofram deste mal, mas apenas dez por cento destes recebem a terapia adequada. Para o estudo, o grupo de investigadores seguiu 80 pessoas (dos 20 aos 45 anos), ao longo de três anos, com sintomas moderados de depressão. Os participantes foram divididos em quatro grupos distintos que praticavam exercício em diferentes intensidades.
Aqueles que corriam de forma moderada ou intensa – durante 30 minutos – três a cinco dias por semana, tinham uma redução de 47 por cento dos sintomas depressivos após 12 semanas.
No entanto, os participantes que realizaram actividades com menor intensidade (três vezes por semana), apenas tiveram 30 por cento do proveito e no grupo que realizou exercícios de flexibilidade durante 15-20 minutos, a percentagem foi de 29 por cento.
Segundo a equipa, os resultados da resposta dos pacientes são semelhantes aos obtidos com medicamentos antidepressivos ou mesmo à terapia de comportamento cognitivo. Para além de todos os benefícios físicos, o desporto é bom para o equilíbrio psíquico: liberta a agressividade, reduz o stresse e a ansiedade, aumenta a oxigenação do organismo e tudo porque libertamos hormonais pelo cérebro, as endorfinas.
in Ciência Hoje
Sem comentários:
Enviar um comentário