terça-feira, 17 de abril de 2012

Olheiras, inchaço e papos nos olhos

Segundo estatísticas europeias, a primeira preocupação da mulher, a nível estético, são os olhos. As olheiras e papos carregam o olhar, as e as pálpebras descaídas traem a idade.
Não há truques que resolvam o problema de uma forma duradoura. Podem mascará-lo, momentaneamente, mas quando à noite, retiramos a maquilhagem, o espelho não nos dá tréguas e a nossa autoestima tende a diminuir.
É importante perceber as razões que contribuem para esta vulnerabilidade - olheiras, papos e tez baça - e consequente envelhecimento precoce.
Da conversa com Sara Silva, responsável em Portugal pela La Roche Posay e Inneov podemos concluir:
  1. O contorno dos olhos é uma zona que reúne inúmeros microvasos sanguíneos, muito finos e de tamanho comparável ao dos cabelos. Um simples abrandamento das trocas sanguíneas nestes capilares pode provocar uma acumulação de pigmentos e de fluído. Consequências prováveis - olheiras e papos. Mas não só. Este abrandamento da microcirculação pode igualmente estar na origem da tez baça uma vez que quando os vasos estão contraídos, o fluxo diminui, a circulação sanguínea ocorre de uma forma deficitária.
  2. Uma recuperação física insuficiente provocada pelo stress, insónias, excesso de trabalho podem alterar a qualidade da recuperação nocturna...e lá surgem as olheiras, papos e tez baça. Como actuar para contrariar estes fenómenos? De uma forma simples: Activando a microcirculação sanguínea e apostando na recuperação que o sono oferece.
in Fragrâncias

Olheiras, inchaço e papos nos olhos
  1. Para disfarçar os de uma noite sem dormir que a sua cara apresenta coloque sobre cada olho fechado um disco de algodão desmaquilhando empapado em leite muito frio. Deixe ficar assim durante 10 minutos.
  2. Outro remédio para combater o inchaço e os papos nos olhos causados pelo cansaço é cortar rodelas de pepino e colocar sobre os olhos durante meia hora.
  3. Ferva duas saquetas de chá de camomila ou chá verde, e depois coloque no congelador. Quando estiverem frias coloque uma em cada olho e deixe actuar cerca de 20 a 30 minutos.
Recomendações para evitar os papos nos olhos
  • Reduzir o consumo de sal e álcool, pois dão origem a papos nos olhos.
  • Procure dormir de barriga para cima.
  • Beba muita água, a qual eliminará toxinas, evitará a desidratação e a dor de cabeça.
  • Procure descansar.
  • Durma o número de horas exigido pelo seu ritmo biológico.
  • Antes de dormir faça um mini passeio. Tome uma tisana relaxante.
  • Aprenda a respirar
  • Aplique os produtos cosméticos com uma pequena massagem.

Sem comentários: