quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Acelga

100g de acelga cozida contêm:
  • menos de 20 calorias
  • fibras (cerca de 2g), eficazes contra a preguiça intestinal
  • quantidades generosas de potássio, de cálcio e de magnésio
  • na parte verde, muita vitamina C (18 mg) e betacaroteno (4100mcg), com propriedades antioxidantes e protectoras.

No mercado
Época
A acelga encontra-se à venda durante quase todo o ano. A acelga de Primavera (desde fim de Abril) é muito tenra e as suas fibras não são lenhosas. No entanto, a sua melhor época é no Verão; em seguida, ficam mais duras.
Escolher
Em função da variedade, os talos podem ser amarelos, avermelhados ou, na maioria dos casos, brancos. Nesta última variedade, escolha plantas com os talos muito brancos, firmes e sem manchas acastanhadas ou cortes As folhas devem ser brilhantes e de cor intensa e uniforme.

Na cozinha
Conservar
Até 4 dias na gaveta do frigorífico, depois de ter separado as folhas dos talos. Consuma rapidamente as folhas: o seu teor de vitamina C diminui muito depressa (a perda pode atingir os 50% em apenas 2 dias). Se pretender congelá-las, escalde as folhas durante 5 minutos em água a ferver com sumo de limão, passe-as em água corrente fria e escorra-as muito bem.
Retire a parte exterior dos talos, faça-lhes uma pré-cozedura e conserve-os com 1 colher de sopa de sumo de limão.
Preparar
Separe as folhas dos talos e retire as nervuras mais grossas. Lave-as e escorra-as antes de as cortar em tiras; empilhe as folhas em mantinhas, enrole-as e corte-as numa tábua de cozinha. É necessário retirar a película transparente que cobre os dois lados dos talos com uma faca ou partindo-os ao meio (excepto em acelgas mais tenras); por fim, corte-os em 3 pedaços.
Cozinhar
Coza as acelgas em água a ferver na panela de pressão com um fio de vinagre ou de sumo de limão para que os talos se mantenham brancos (10 minutos para os talos, 5 minutos para as folhas). Os talos podem ser salteados em cru na frigideira.

Utilizações
A acelga não se consome crua. Faça um esparregado substituindo o espinafre por folhas de acelga. Na sopa, misture as folhas com outros legumes, por exemplo courgettes, e ligue-as com natas. Os talos podem ser gratinados com molho branco com queijo ou com molho holandês. Pode também combiná-la com queijo de cabra ou Parmesão, tomate, courgette, alho e azeite.

in Selecções

Sem comentários: