sábado, 2 de março de 2013

Eco Gumelo - Os cogumelos que saltam da caixinha

http://www.gumelo.com

São amigos do ambiente, caseiros e deliciosos à mesa. Estes cogumelos nascem em borra de café, crescem dentro de uma caixinha e casam na perfeição com os nossos tachos. A Eco Gumelo torna-nos uns verdadeiros capuchinhos vermelhos com a vantagem de não irmos à floresta.
O objectivo da Eco Gumelo, empresa que comercializa, desde setembro de 2012, estes cogumelos que nascem dentro de caixinhas é transformar o que era desperdício num alimento de alto valor nutritivo. Como? Utilizando a borra de café que, aqui, funciona como substrato onde crescem estes cogumelos.
Simultaneamente, durante o processo de crescimento do cogumelo, a borra de café torna-se num resíduo biodegradável de impacto reduzido para o ambiente.
Entre as vantagens apontadas pelos promotores desta iniciativa está o facto destes cogumelos não serem muito exigentes. Ou seja, depois de abrirmos a caixa, basta vaporizar para que o Eco Gumelo comece a crescer. Alguns dias mais tarde surgem os primeiros cogumelos. “Tudo isto com apenas um minuto de atenção diária”, explicam o João Cavaleiro (microbiologista), Tiago Marques (design de comunicação) e Rui Apolinário (ciências farmacêuticas).
Depois de colhidos, os cogumelos estão prontos a “saltar” da caixa para os nossos tachos ou frigorífico. Estes Pleurotus ostreatus, a espécie comercializada pela Eco Gumelo, podem ser cozinhados frescos (no site da Eco Gumelo há ideias para receitas) ou guardados no frio por alguns dias. Como não têm aditivos nem conservantes, são um produto biológico.
Com os tachos não finda o processo. De dentro da caixinha continuarão, após algum tempo, a brotar novas “ninhadas” de cogumelos. Basta, para isso, que continuemos a pulverizar o substrato.
A Eco Gumelo tem a sua fábrica instalada numa antiga taberna do início do século XX. Também aqui os promotores da iniciativa optaram por manter uma atitude ecológica, adaptando espaços, aproveitando mobiliário antigo e construindo, eles próprios, muito do equipamento que precisavam.
Estes Eco Gumelo podem ser adquiridos on-line e em diversas lojas a nível nacional.

in Sapo Sabores

Sem comentários: