clique na imagem para ampliar
"[Portugal e Espanha] felicitam-se pelas melhorias acordadas no setor do transporte ferroviário de passageiros [...] e manifestam o compromisso de ambos em agilizar os recursos disponíveis que permitam finalizar a eletrificação de todo o trajeto até 2016", refere a declaração final da cimeira.
Segundo declarou ao JN o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, os últimos detalhes estarão ainda a ser acertados entre a CP e a Renfe, mas já é certo que o serviço direto começará a ser efetuado dia 1 de julho, mantendo-se, pelo menos, uma das atuais ligações com paragens ao longo do percurso.
Garantiu que, de acordo com estudos efetuados, a Linha do Minho se encontra "preparada" para o comboio que se pretende implementar e que as decrépitas composições que nela circulam serão modernas e confortáveis. O objetivo é que a conexão Porto-Vigo evolua até 2016 para um Intercidades, que ligue as duas cidades em cerca de hora e meia.
"Norte à frente"
"A Região Norte e a Galiza estão à frente na integração económica entre as grandes regiões Ibéricas e por isso temos de dar prioridade total a essa integração e cooperação", justificou Santos Pereira, sublinhando que o novo comboio direto pretende "reforçar o papel do aeroporto Sá Carneiro na Região Nordeste da Península Ibérica".
Ana Peixoto Fernandes, in Jornal de Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário