segunda-feira, 13 de maio de 2013

Vale do Tua - Um ecossistema em perigo iminente

http://www.youtube.com/watch?v=zZZCyzogvrY

http://www.pan.com.pt/valedotua

Este projecto – uma curta-metragem documental – produzido e realizado pela Aid Nature, é uma iniciativa do PAN, que tem como objectivo divulgar o Vale do Tua, um ecossistema único na Europa e agora severamente ameaçado pela construção de uma barragem.
Conheça as espécies que ali habitam e o património construído pelo homem que poderá vir a desaparecer com a Barragem de Foz Tua, prevista no Programa Nacional de Barragens.
A construção desta barragem – um verdadeiro atentado ambiental, cultural e social – é dispendiosa, inútil e menos eficaz do que as alternativas de política energética que poderiam ser seguidas pelo Estado português, apenas servindo os interesses da EDP, que tanto lobbying tem feito para que este autêntico crime contra o património comum avance rapidamente e em força.
Mostrando o quão pessoal pode ser esta questão, António Castelo e João Vasconcelos dão o seu testemunho, partilhando o que sentiram enquanto captavam imagens no Vale do Tua, sabendo das ameaças que pairam sobre a região.
Além dos seus depoimentos, divulgamos aqui as posições assumidas pelo Partido pelos Animais e pela Natureza, por organizações não-governamentais de ambiente e por grupos de cidadãos unidos pela vontade de salvar o Tua.
Reproduzimos ainda algumas notícias que têm sido publicadas acerca deste assunto na imprensa nacional e internacional, incluindo os alertas da UNESCO sobre o facto de estar em perigo a classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade.
Junte-se a este movimento de cidadania em defesa do Vale do Tua, assinando petições, aderindo aos grupos no Facebook e no terreno e passando a palavra sobre a necessidade de travar as obras da barragem para, assim, preservar um dos últimos rios selvagens da Europa!
Participe! Ajude a salvar um dos últimos rios selvagens da Europa!

in PAN

Sem comentários: