quarta-feira, 23 de agosto de 2006

AVEIRO
Jovem universitário com paralisia cerebral cria site sem barreiras
http://www.d-eficiente.net/index_swf.htm

"Um aluno da Universidade de Aveiro, com paralisia cerebral desde os cinco meses de idade, criou um site na Internet que indica às pessoas com deficiência locais sem barreiras, além de outras funcionalidades. Disponível em http://www.d-eficiente.net/index_swf.htm, o criador da página, Pedro Monteiro, de 24 anos e estudante do curso de Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro, disse que a ideia surgiu após passar horas a pesquisar na Net e não encontrar nada no género.
«A ideia inicial foi criar um fórum de debate sobre todos os problemas relacionados com a inserção social das pessoas com necessidades especiais e ajudar a modificar as mentalidades», explicou à Agência Lusa.
Segundo Pedro Monteiro, o fórum de discussão dinamiza a página, tendo depois associado novas funções: «indicamos os locais que as pessoas com dificuldades motoras podem frequentar sem barreiras, tais como cafés, discotecas, cinemas, e näo apenas espaços públicos», descreveu.
Esse "mapa" de áreas sem barreiras arquitectónicas é uma ferramenta com que Pedro Monteiro espera contribuir para mudar mentalidades. «Por vezes as pessoas ficam fechadas em casa para não terem de enfrentar essas barreiras e é importante dar-lhes a conhecer as alternativas que existem», justificou.
Se, por um lado, o site visa sensibilizar quem tem dificuldades, nomeadamente ao nível motor, por outro aspira a alertar para comportamentos indevidos da sociedade, onde «há ainda muito por fazer para acabar com a discriminação».
O fórum de discussão ajuda a denunciar esses casos, que se repetem no dia-a-dia, como relatou Pedro Monteiro. «Ainda recentemente fui a um centro comercial no Porto e estive meia hora para conseguir entrar no elevador porque as pessoas que podiam andar nas escadas rolantes passavam-me à frente. Por aí se vê que há muito, mas muito para fazer ainda, no sentido de sensibilizar a população», diz.
Outra das utilidades da página é permitir a colocação de pequenos anúncios particulares, do género "vendo cadeira de rodas eléctrica com pouco uso", mas não anúncios de marcas e de lojas. Quanto a projectos futuros, para o site está em estudo uma versão para invisuais.
Ao nível pessoal, Pedro Monteiro disse gostar de «viver a vida passo a passo», mas admitiu que tem alguns sonhos para quando acabar o curso: trabalhar numa autarquia ou mesmo vir a criar uma empresa de web design."

29.07.2006
in site: http://www.solidariedade.pt/sartigo/index.php?x=2141

Sem comentários: