terça-feira, 22 de agosto de 2006

Os Animais e as Crianças

"No que toca a crianças e cães, conheça as melhores raças:
Labrador e Golden Retriever - a raça ideal para completar a família. É dócil, alinha em qualquer brincadeira, é inteligente e nada agressivo.
Husky Siberiano - a dedicação é a grande característica desta raça. Alegre, extrovertido e educa-se facilmente.
Epagnol Breton - fantástico para uma boa tarde com os seus filhos na praia. Divertido, inteligente e gosta de fazer companhia.
Springer Spaniel - temperamento fácil, parecido com o Epagnol Breton. Dedicado aos donos e muito alegre.
Benefícios:
Vários estudos demonstraram que quem tem cães ou gatos visita menos o médico e que os animais de estimação contribuem para o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças.
Mais saúde: a convivência de crianças com cães e gatos torna-as mais resistentes às alergias, sugerem estudos da American Medical Association.
Socialização: as pessoas que se fazem acompanhar de animais, têm mais vida social e melhores capacidades comunicativas, concluiu o Centro de Estudos Animais em Londres.
Menos stress: estudos mostram que acarinhar um cão ou um gato pode ter os mesmos efeitos que a meditação. Tranquiliza, reduz os níveis de pressão arterial e o stress.
Psicoterapeutas de Luxo: nos EUA existem projectos que utilizam o contacto com os cães para quebrar tendências violentas em crianças.
A partir dos quatro anos de idade é a altura ideal para oferecer um cão ou um gato ao seu filho. Nesta altura, a criança há muito que deixou de gatinhar, eliminando possíveis problemas de higiene, e tem uma perfeita autonomia de movimentos. É também o timing perfeito para que comece a perceber a importância de assumir a responsabilidade pelo animal: cuidar dele, levá-lo a passear, dar-lhe afecto. «A principal diferença entre cães e gatos, consiste no facto dos primeiros serem geralmente mais brincalhões e interactivos com as crianças» lembra a pedopsiquiatra Patrícia Arbiol.
«Raças mais brincalhonas, são aquelas que melhor se adaptam aos miúdos», explica o veterinário Limão Oliveira. Claro que há raças mais inteligentes e mais dóceis que outras (ver quais no início do texto), mas o importante é saber que, «cão e criança se influenciam mutuamente, a nível de temperamento». Tal como o ambiente familiar condiciona a evolução das crianças, o mesmo se passa com os animais. Tudo depende da educação «e da forma como são criados», sublinha o veterinário."

in Revista Happy - Maio de 2006

Sem comentários: