Sou, há muito tempo, uma adepta incondicional da Alfarroba (para saber mais poderá consultar este site) e li dois artigos em que fiquei a saber que Portugal é um dos maiores produtores mundiais deste produto (ler artigo) e que o Algarve está a transformar os pomares de citrinos em terras de Alfarroba (ler artigo). Apesar ficar muito satisfeita com o sucesso dos projectos ligados à sua cultura, produção e utilização, incentivando o desenvolvimento em zonas rurais, no aproveitamento sustentado de água (esta cultura necessita de pouca água sendo ideal para zonas em que os climas são quentes e secos) e em bons exemplos de empresas nacionais que exportam para o estrangeiro, fiquei apreensiva... Sabemos que Portugal é um país de extremos e que sobrevive de subsídios europeus... e se a "moda alastrar" a todo o país e decidirmos (uma vez que dá lucro!!) plantar alfarrobeiras em vez de macieiras, nogueiras, cerejeiras, oliveiras, figueiras, limoeiros, laranjeiras e transformarmos a Alfarroba numa praga nacional?
Espero que tal nunca aconteca e que seja a minha desconfiada mente a tirar conclusões precipitadas, e que a sensatez do povo seja maior que o tilintar dos euros!
Por agora, a minha admiração pela Alfarroba mantém-se intocável!
Por isso, partilho convosco uma das mais belas formas de conhecer a Alfarroba:
Tarte de Alfarroba
Autoria do Chefe António Nobre
Hotel Cartuxa de Évora - Alentejo
Ingredientes:
(Para 14 fatias)
Massa
130 gr farinha trigo
3 (colheres sopa) de banha porco
q.b. sal
14 (colheres sopa) de água.
Recheio
140 gr de açúcar
100 gr de amêndoa
6 ovos inteiros
75 gr farinha de alfarroba
Confecção:
Para preparar a massa: ferva a água, com um pouco de sal e a banha.
Acrescente de uma só vez, mexendo sempre até a massa se soltar e formar uma bola.
Coloque a massa sobre uma travessa e deixe arrefecer.
Polvilhe a mesa de cozinha com um pouco de farinha e com um rolo estenda a massa até ficar uma placa com mais ou menos 2 cm de espessura.
Forre uma forma de fundo solto.
Entretanto ligue o forno á temperatura de 180º. (forno médio)
Para preparar o recheio: bata as gemas com o açúcar até formar um creme homogéneo, junte a amêndoa e a farinha de alfarroba e misture tudo muito bem. Bata as claras em castelo e envolva na mistura anterior suavemente com a mão. Deite o preparado na forma e leve a cozer durante 50 minutos no forno
* NOTA: A farinha de alfarroba encontra-se com facilidade numa loja de produtos dietéticos. Aparentemente depois de confeccionada esta tarte parece uma tarte de chocolate, e não precisa de untar a forma com gordura pois a massa já contém a gordura suficiente.
in site: http://www.gastronomias.com/doces/doce1252.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário