sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Três décadas da Oficina de Bordados em Exposição
Mostra patente em Castelo Branco até 17 de Setembro

A exposição está presente na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Francisco Tavares Proença Júnior

“«30 anos da Oficina-Escola de Bordados Regionais» é o título de um espólio que pode ser visto no Museu Francisco Tavares Proença Júnior (MFTPJ), na sua Galeria de Exposições Temporárias. A mostra surge com o duplo objectivo de exibir trabalhos e dar a conhecer quem os executou ao longo das últimas décadas.
«Trata-se duma exposição que, além de apresentar os melhores trabalhos em Bordado de Castelo Branco aqui produzidos, pretende desvendar a face humana da Oficina-Escola, através do recurso a documentação e fotografias ilustrativas do pulsar deste serviço, verdadeiro microcosmos dentro do Museu», descreve a estrutura cultural de Castelo Branco, que promove a exposição até 17 de Setembro.
A Oficina-Escola de Bordados Regionais do MFTPJ foi criada em 1976, com a publicação do decreto-lei n.º 805/76, de 8 de Novembro, com o objectivo de produzir, conservar, restaurar e divulgar os tecidos bordados regionais. «Ao longo destes trinta anos de existência tem cumprido os objectivos para os quais foi criada», avalia o Museu albicastrense, que acrescenta: «A produção da oficina tem sido intensa e contínua e a divulgação tem sido assegurada através da realização e participação em inúmeras exposições. A conservação e o restauro estão assegurados pelo Laboratório de Restauro de Têxteis do Museu, especializado em intervenções em têxteis bordados».
Actualmente a Oficina-Escola de Bordados Regionais produz Bordado de Castelo Branco «de reconhecida excelência ao nível da técnica, da estética e da simbólica», tendo contribuído para o reconhecimento do valor patrimonial do Bordado Tradicional de Castelo Branco e para a sua preservação e futura certificação."

Notícia retirada deste site

Sem comentários: