sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Workshop de Caligrafia Japonesa
4, 5, 6 e 7 de Dezembro de 2006
17h00 às 18h20
Gratuito
Inscrições na bilheteira da Culturgest (até 25 pessoas por dia)
Informações:
21 790 51 55
culturgest@cgd.pt
www.culturgest.pt/actual/workshop_nk.html

"Caligrafia Japonesa ou Shodo – breve descrição: Caligrafia ou shodo é a arte japonesa de escrever com pincel usando tinta-da-china. A caligrafia, entre os japoneses, é considerada uma arte com uma forte densidade espiritual que teve a sua origem na China, no século VI ou VII A.C., mas com um forte desenvolvimento no Japão, com um carácter muito próprio pois, a par dos ideogramas chineses ou kanji, transcreve também os caracteres japoneses kana. As obras de caligrafia são admiradas pela composição e forma equilibradas da apresentação dos caracteres no papel e também pela maneira como os artistas utilizam o pincel na sua criação artística. Dada a sua importância entre os japoneses, a caligrafia faz parte do currículo dos alunos durante o ensino básico, sendo que no início do ano escolar as crianças realizam uma actividade, designada por kakizome, onde cada uma delas cria a sua própria obra de arte, simbolizando os seus desejos para o ano que se avizinha. Algumas crianças têm até aulas fora do seu horário curricular de forma a desenvolverem as suas capacidades artísticas.
Informações para o participante:
Não necessita de ter conhecimento da língua japonesa;
Não necessita de levar qualquer tipo de material – a Embaixada do Japão disponibilizará todo o material necessário para o workshop;
Conselho: recomenda-se que o participante não use roupas claras ou que leve um avental pois a tinta utilizada na caligrafia não sai da roupa."

In site: http://www.culturgest.pt/actual/workshop_nk.html

Sem comentários: