Hoje, dia 26 de Março de 2007, a minha amiga Guida entra na Ordem das Carmelitas Descalças - Carmelo de Coimbra. O que inicialmente foi um choque e motivou algum choro e insistentes perguntas: mas é isso que tu queres realmente?, foi dando lugar a um sentimento de aceitação. De todas as congregações, ela tinha de escolher a mais difícil (pelo menos para mim!), onde a palavra de ordem é a reclusão. Na minha mente só sinto que ela deixou tudo (literalmente, porque até a roupa que vai levar será devolvida, algum tempo depois de ter o hábito, aos respectivos familiares) e vai viver dentro de um convento para o resto da vida! Parece estranho, mas não consigo pensar em abdicar da minha liberdade de poder sair ou deslocar-me seja onde for, para ficar até ao fim da minha vida confinada dentro de um edíficio e condicionada no contacto ao exterior... Após as despedidas, as lágrimas, os abraços, as conversas e sentimentos "colocados em dia", e as desculpas por não ter estado mais tempo com ela nestes anos que nos conhecemos (porque eu nunca tinha tempo, porque corria loucamente em direcção a nenhum local...), fica a promessa que estarei sempre a seu lado, mesmo que tudo corra mal ou mesmo que ela tenha encontrado o seu caminho. Fica a promessa que escreverei sempre, mesmo que não obtenha resposta, que irei visitá-la, mesmo que tal não seja possível e que estará no meu pensamento até ao fim dos meus dias. Porque a verdadeira amizade não tem barreiras, não tem distância, nem tempo, ela permanece connosco até à morte.
Guida, para ti desejo o melhor do mundo e que tenhas finalmente encontrado o que tanto sofreste a procurar.
Não sei porque escrevo isto no meu blog, porque não irás ler e ninguém quer saber. Mas, como bem sabes, preciso de escrever o que sinto, preciso de gritar por palavras o que vai dentro do meu coração, mesmo que ninguém oiça... preciso de atenuar esta dor com letras, como sempre fiz, e pensar que vai correr tudo bem.
Massa chinesa com vegetais
Ingredientes:
200g de massa chinesa
150g de cogumelos laminados
8 colheres de sopa de azeite (suave)
200g de rebentos de soja (atenção: os rebentos de soja perdem a frescura muito rápido, por isso deve comprar e utilizá-los num prazo máximo de três dias)
2 cenouras cortadas em tiras fininhas
1 alho francês cortado fino
½ pimento verde cortado em tiras fininhas
1 cebola média, cortada em tiras fininhas
4 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de molho Tahini
sal q.b
Preparação:
"Coze a massa em água e sal sem a deixar ficar muito mole. Escorre bem a água e introduz a massa no azeite quente (4 colheres de sopa), mexendo durante alguns minutos, de modo a que a massa fique um pouco dura.
De seguida, escalda os legumes em água bem quente alguns minutos e escorre bem a água. Numa frigideira coloca o restante azeite e introduz os legumes, que acabarão de cozinhar em lume brando até ficarem tenros.
Mistura a massa chinesa com os legumes e envolve bem.
Depois faz um molho com o molho de soja e o molho de Tahini e mistura na massa com os legumes. Serve de imediato."
(Fiz algumas alterações, nomeadamente introduzindo cogumelos, alho francês e molho de Tahini e o resultado foi excelente! Retirei o molho de mostarda, vinagre e o aipo.)
In site: http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?article_id=28
*********************************************************************
Cogumelos Gratinados
Ingredientes:
12 cogumelos grandes
sumo de limão
1 alho francês
2 cenouras
1 cebolinha
60g de margarina
sal e pimenta
100g de queijo ralado
queijo q.b
Preparação:
"Lave os cogumelos, retire-lhes os pés e escorra bem. Regue as cabeças dos cogumelos com um pouco de sumo de limão e pique os pezinhos.
Corte o alho francês em rodelas finas, lave e escorra bem. Pele as cenouras e rale-as. Descasque e pique a cebolinha e leve ao lume com a margarina até a cebola ficar mole. Junte os pezinhos dos cogumelos, o alho francês e a cenoura. Tempere com sal e pimenta e deixe estufar.
Retire do lume, misture com o queijo ralado e rechei as cabeças dos cogumelos com este preparado.
Disponha os cogumelos recheados num tabuleiro untado com margarina e por cima de cada cogumelo espalhe um pouco de queijo ralado. Leve a gratinar em forno quente (225ºC) durante 15 minutos.
Sirva como entrada com uma salada a acompanhar!" Ou poderá servir como prato principal acompanhado com um simples arroz branco.
(Fiz algumas alterações, nomeadamente utilizando um pouco de queijo ralado para colocar por cima dos cogumelos para gratinar em vez de maionese).
In blog: http://www.paracozinhar.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário