segunda-feira, 28 de maio de 2007

Champanhe - O rei dos vinhos

"Não há quem lhe resista. O toque de qualidade e excelência na sua produção, o sabor intenso que desperta e os rituais na sua utilização transformaram o champanhe numa bebida fora de série. Porque ao bebê-lo não está apenas a saciar a sede, mas a apreciar um momento de raro prazer.
O "pai" do champanhe
Embora as vinhas já tivessem sido plantadas pelos romanos aquando da expansão do seu império, o champanhe foi "oficialmente" criado no século XVII pelo monge beneditino Peirre Perignon - e é hoje elaborado sobretudo a partir das castas Chardonnay, Pinot Meunier e Pinot Noir.
Qualidade demarcada
O legítimo e verdadeiro só é produzido na zona de Champagne, em França, embora o seu título tenha já sido alargado a um vasto leque de espumantes, produzidos através do mesmo método, um pouco por todo o mundo.
Esta região foi oficialmente demarcada em 1927 e está sujeita a uma regulamentação estrita, que garante os elevados patamares de qualidade de produção. A plantação das castas é limitada, a poda está sujeita a regras a preceito e o método champenoise é o único permitido. As garrafas são guardadas em caves subterrâneas, no mínimo, de 15 a 36 meses.
Sabor de excelência
São quatro os principais tipos de champanhe, que podem ser acompanhados com as melhores delícias gastronómicas, de queijos a ostras, ou até mesmo morangos e chocolate:
- Os mais potentes e intensos, que possuem um aroma a carvalho, especiarias e frutos vermelhos.
- Os mais leves e delicados, onde predominam as notas cítricas.
- Os mais generosos e calorosos, onde se identifica um toque de mel e canela.
- Os mais complexos e ricos, amadurecidos com especiarias raras e frutos secos.
Rituais a preceito
Nunca agite uma garrafa de champanhe, para não formar espuma e aumentar a pressão no interior da garrafa.
Abrir uma garrafa de champanhe é quase um ritual a preceito, tipicamente masculino, que deve ser honra do anfitrião numa festa, jantar ou ocasião especial.
O champanhe deve ser sempre servido bem frio, mas não demasiado gelado, para que o seu aroma não se altere. Deve deixá-lo, de preferência, num balde com água e gelo durante 30 minutos, a uma temperatura superior a 5ºC.
Para tirar o melhor partido desta bebida deve começar por colocar apenas um pouco de champanhe na flûte e esperar alguns instantes antes de a encher, pois assim as bolhas subirão, em espiral, de uma forma mais consistente. Depois feche os olhos e delicie-se."

In Revista Certa, n.º 97 - 22 de Maio a 3 de Junho 2007

Sem comentários: