quarta-feira, 30 de maio de 2007

Garrafas de plástico vazias ajudam quem mais precisa
www.valorsul.pt

"As garrafas de plástico espalmadas que coloca no Ecoponto Amarelo são recicladas e dão origem a outros objectos feitos de plástico. Mas isto você já sabia. O que talvez não saiba é que, além de ajudar o Ambiente, estas garrafas separadas estão a ajudar pessoas e instituições que precisam. Por cada 20 garrafas de plástico no Ecoponto a Valorsul está a dar 2,5 cêntimos para ajuda social.
A Valorsul lançou uma campanha de incentivo à separação de garrafas de plástico com o objectivo de aumentar a quantidade de plásticos encaminhados para reciclagem e alcançar as metas impostas pela União Europeia. Ao mesmo tempo, a empresa dá continuidade à sua já longa tradição de Mecenato Social.
Todas as garrafas de plástico colocadas no Ecoponto Amarelo desde Janeiro de 2007 e encaminhadas pela Valorsul para reciclagem estão a ser contabilizadas. E por cada kg de garrafas, (o que corresponde a 20 garrafas) a Valorsul vai oferecer 2,5 cêntimos para ajuda social. Isto significa, por exemplo, que, se cada pessoa residente na área da Valorsul separar uma garrafa de plástico por semana, no fim do ano dá 78.000 euros para ajuda social. Mas você consegue separar bem mais do que uma garrafa por semana!
Para esta campanha todas as garrafas de plástico contam: desde a garrafa de água ou sumo, à garrafa de detergente, gel de banho ou iogurte. E as garrafas podem ser de todos os tamanhos.
Também a ajuda social a atribuir se irá revestir de várias formas. Esta poderá ir desde a oferta de cadeiras de rodas e outro material ortopédico a pessoas deficientes, à entrega de um valor em dinheiro a uma instituição de solidariedade social.
Os valores conseguidos com esta campanha bem como as pessoas ou instituições apoiadas serão, ao longo do ano, divulgados em www.valorsul.pt.
Por forma a divulgar esta iniciativa, a Valorsul realizou uma campanha publicitária com o slogan Pense Amarelo. Ajude o Ambiente, Ajude muita gente que incluiu um mailling colocado em todas as caixas de correio da sua área de intervenção, um anúncio de televisão, mupis, traseiras de autocarros, anúncios na imprensa entre outros meios.
Para o sucesso desta iniciativa será essencial o apoio e a mobilização de todos os moradores ou trabalhadores nos municípios de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira. As garrafas podem ser separadas em nossas casas mas também nos escritórios, restaurantes, cafés ou escolas que aderirem à campanha. As garrafas devem ser bem espalmadas e fechadas com a tampa para que os Ecopontos não fiquem cheios demasiado rápido. A Valorsul não fará serviço de transporte de garrafas mas irá abrir as portas do Ecocentro situado na Estrada Militar ao Lumiar para receber quantidades que não caibam num Ecoponto.
Cá está uma iniciativa em que um gesto apenas faz mesmo a diferença."

In site: http://www.valorsul.pt/default.asp?SqlPage=content&CpContentId=15718

Sem comentários: