terça-feira, 29 de maio de 2007

Concurso de Arquitectura "Cidade de Abrigo" - Porto
www.cidadedeabrigo.blogspot.com
Data Limite: 4 de Julho 2007

"As cidades são os nossos Portos de Abrigo.
Elas simbolizam “esperança” de uma melhor qualidade de vida e oportunidades.
Pela sua dimensão e infra-estruturas conseguem albergar diferentes estilos de vida económicos/sociais que se instalam também de modo diferente no território.
Assim, na cidade, o território físico e social está intrinsecamente ligado.
Nas nossas cidades é com facilidade que conseguimos assinalar territórios com características físicas e sociais distintas.
A existência dessas “fronteiras” pode ser resultado de uma acção planeada mas também pode ser incremental.
Em muitos aglomerados urbanos a solução encontrada para o aumento populacional e a alteração dos estilos de vida foi a expansão da cidade através de novas construções enquanto os seus centros históricos sofreram um decréscimo populacional considerável.
De uma forma lenta ou súbita, as mudanças populacionais podem levar a um ciclo de desemprego, pobreza, crime, a ainda maior êxodo.
O resultante abandono e desfiguração do território torna-se um problema para os que ficam para trás, normalmente idosos e pessoas que sobrevivem nas franjas económicas da sociedade.
É nestes territórios menosprezados que se instalam comunidades migrantes, dado que é aí que encontram rendas mais favoráveis e também um território livre para “ocupar”.
O nosso objectivo com esta iniciativa é promover uma reflexão sobre a cidade, seu território físico e social, no que toca aos problemas de exclusão social, com especial ênfase nos relacionados com a questão da imigração.
Propomos assim um concurso de ideias que tem como objecto de estudo/intervenção a nossa cidade, o Porto, representada por quatro lugares:
1- Núcleo edificado atrás do Terminal Ferroviário de S.Bento;
2- Viela do Anjo;
3- Terreno Vizinho à Casa da Música;
4- Rotunda da Areosa.
Com a escolha destes lugares procuramos identificar no território da nossa cidade diferentes estádios de associação do pensamento crítico sobre espaço público, cidadania, problemáticas associadas à exclusão social e à migração.
O primeiro encontra-se no coração da cidade, seu centro histórico, e é representativo da malha urbana do séc. XIX, o segundo, também no centro histórico, encontra-se num bairro habitacional de características marcantes físicas e sociais e representa uma tentativa municipal de “abertura” desse bairro à cidade, o terceiro é um espaço expectante nas imediações de locais ícones da “nova cidade” moderna e contemporânea, o quarto é representante dos resultados colaterais da cidade incremental contemporânea.
O que se pretende é encorajar os participantes a apresentar ideias que denunciem/reclamem/redefinam as ocorrências problemáticas sugeridas pelos locais propostos, visando a integração social, para um território mais democrático, fortalecendo o papel social de cada indivíduo.
É com estas iniciativas, para as quais o vosso contributo é essencial através da apresentação das vossas ideias, que esperamos sensibilizar o maior número de pessoas para as causas que defendemos criando e viabilizando sinergias entre os diferentes participantes."

In site: http://www.cidadedeabrigo.blogspot.com/

Sem comentários: