domingo, 27 de maio de 2007

Fui dar uma voltinha pela Feira do Livro de Lisboa e comprei dois livros a preço de feira (com um bom desconto).
Um deles, há muito que o perseguia mas ainda não tinha tido a oportunidade de o ter nas mãos: Os Lugares de Maria de Margarida Botelho (vencedor do Prémio de Poesia e Ficção de Almada 2004), pela Editora Paulinas e que vale bem a pena ser descoberto pela beleza e magia escondida nas suas páginas.
O outro, foi oferta para o meu Mais que Tudo (que vai ler e depois conta-me a história!): Travessia de Verão do Truman Capote, pela Dom Quixote.
Mas tirando essas duas compras, não consegui ver nem sentir mais nada pela Feira... pobre, dessarumada, sem encanto, com vendedores não muito simpáticos, falta de atracções (com excepção da fila de pessoas para pedir a assinatura do Lobo Antunes!!), saldos de livros que ninguém quer, uma Ministra da Cultura sentada disfarçadamente na esplanada a beber café, os mesmos stands de sempre, os empurrões, a falta de atenção para o público infantil pelas Editoras de livros infantis (perdão, tirando alguém vestido de Esquilo a dar autógrafos! Juro, não estou a mentir!), a tenda gigante onde estão agrupadas as editoras independentes sem as mínimas condições para ver os livros, blá, blá, e muitos mais haveria a dizer... Definitivamente, não voltarei uma segunda vez à Feira. E não digam que não vendem, que têm prejuízo! Porque a falta de criatividade para renovar este espaço e motivar o público, é culpa vossa. E sim, não antevejo muito futuro para este evento e não é por causa da falta de visitantes ou pela crise económica. É sim, pela falta de profissionalismo e empenho de quem organiza e vende.
Para o ano tento novamente... pode ser que tenha uma agradável surpresa e me convençam a voltar muitas vezes. Ainda mantenho a esperança!

Soufflê de Brócolos

Ingredientes
300g de Brócolos
1 cebola
50g de margarina
40g de farinha
3dl de leite
2 ovos
100g de queijo ralado em fio
sal
pimenta
noz moscada
Preparação
"Ligue o forno e regule-o para os 200ºC. Separe os brócolos em raminhos pequenos. Lave-os e coza-os em água temperada com sal.
Descasque e pique a cebola, e leve-a a alourar com a margarina. Polvilhe com a farinha e regue com o leite. Deixe engrossar sobre lume brando, mexendo de vez em quando. Retire do calor, adicione os brócolos cozidos, bem escorridos, o queijo e as gemas. Misture bem.
Rectifique de sal e tempere com pimenta e noz moscada.
Bata as claras em castelo bem firme e incorpore-as delicadamente no preparado anterior.
Deite a mistura numa forma de soufflê previamente untada com margarina.
Introduza no forno já quente e deixe cozer durante cerca de 30 minutos (se fizer em formas individuais coza durante 20 minutos), não abrindo a porta do forno durante a cozedura.
Sirva imediatamente."
Sugestão: em vez de Brócolos poderá fazer com Couve-flor.

In blogue: http://www.paracozinhar.blogspot.com/

Sem comentários: