segunda-feira, 14 de maio de 2007

Mind This Gap
Graduados Abandonam Portugal
http://mindthisgap.blogspot.com

"A ideia de criar este blog surgiu após uma conversa telefónica com a minha mãe. Contava-me que lera nas notícias on-line (publico?expresso?) que alguém do governo (quem? não conseguimos encontrar o dito texto) mostrava a sua admiração pelo facto de cada vez mais licenciados estarem a abandonar o país. Rimo-nos. Pois, porque será?! E porque será? Não é de hoje que os jovens em todo o mundo procuram experiências profissionais fora do seu país de origem. O que leva os jovens portugueses graduados a procurarem emprego no resto do Mundo? Quais as motivações? Este blog está aberto a quem quiser contar a sua experiência. Não sei se chegaremos a uma conclusão... ou a várias. Mas acredito que o cruzamento destas histórias nos una por alguns fios e venha a trazer algum esclarecimento ao tal senhor... e claro, a nós também.
Há condições para participar: tem que ser português, com curso superior feito em Portugal, a trabalhar no estrangeiro.
Os textos devem ser enviados para o endereço mindthisgap@gmail.com e serão postados neste blog. Perguntas, dúvidas e sugestões são bem-vindas, também via e-mail.
O GAP está lentamente a reunir histórias. A última que recebi, é de alguém que já regressou a Portugal. Apesar de ter partido do princípio que só iria aceitar textos de quem ainda esta fora do país, pareceu-me ser de grande importância conhecer as histórias de quem regressou. O que os levou a voltar?, a experiência no estrangeiro foi benéfica para que encontrassem emprego?, como encararam uma realidade diferente? Não pretendo que o GAP seja um depósito de vidas espalhadas pelo mundo que não conseguiram (sobre)viver em Portugal. Penso que queremos todos mais do que isso. O GAP está aberto as vossas experiências, dos que ainda estão fora e dos que já regressaram."
Um projecto de Maria Neiva.

In blogue: http://mindthisgap.blogspot.com
Via: http://www.aervilhacorderosa.com

2 comentários:

DMNY disse...

obrigada pela divulgacao ;)

Maria Lua disse...

Maria,

eu é que agradeço a iniciativa do Mind this Gap.
É nesses relatos que percebemos as dificuldades, facilidades, sentimentos de quem está fora, de quem voltou e dos milhares que pensam em ir embora devido à situação actual de estagnação de Portugal.
Obrigado pela visita.